Análise bibliométrica em tópicos sobre cultura na área de marketing

Autores

  • Mayara Thays Muller

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau-tsn.v1i1.232

Palavras-chave:

Cultura, Marketing, Análise Bibliométrica, Palavras-Chave

Resumo

Este estudo analisa dados bibliométricos de três principais periódicos da Europa, com o intuito de revelar as palavras-chave utilizadas em tópicos sobre: cultura na área de marketing e, identificar tendências no meio científico. Apesar do aumento expressivo dos artigos voltados à cultura, a mesma ainda está relacionada como um fenômeno estático, com negligências à complexidade do tema. Assim, reuniu-se 1.074 artigos das revistas Journal of Consumer Research (JCR), International Journal of Research in Marketing (IJRM) e International Marketing Review (IMR) no período de 2015 a 2021, para a análise das palavras-chave relacionadas à cultura. Os resultados indicam uma pluralidade e imprecisão de conceitos sobre o tema, sendo possível observar duas lacunas na área, em relação a assertividade na escolha de palavraschave para o desenvolvimento de artigos. A primeira se refere a dispersão das palavras citadas e a falta de exploração em tópicos sobre cultura, pela diferença no ranking das palavras-chave, com 21 palavras para o termo culture e apenas 8 para a segunda colocada com o termo global consumer culture. A segunda, se refere ao escopo das revistas analisadas. Enquanto a IMR, revista com amplo escopo temático e com menor número de artigos coletados no período mantém grande parte dos estudos em tópicos sobre cultura, a revista JCR, a qual dialoga sobre aspectos de comportamento do consumidor, obteve o maior número de artigos na coleta, possui um número baixo de publicações pertencentes ao tema.

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Publicado

18-04-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise bibliométrica em tópicos sobre cultura na área de marketing. (2024). Caderno Acadêmico Unina De Tecnologia, Sociedade E Negócios , 1(1). https://doi.org/10.51399/cau-tsn.v1i1.232