A violência contra as mulheres e o papel da teologia: reflexões para uma ação transformadora

Autores

  • Deise Regina Badotti BASTOS Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau-tsn.v1i2.53

Palavras-chave:

Teologia feminista, Gênero, Violência, Religião

Resumo

A violência contra as mulheres não é assunto novo, é recorrente, e seu alcance permanece desconhecido em sua totalidade. No campo teológico, o debate sobre o tema é recente. No Brasil, a violência contra as mulheres é frequentemente tratada como um problema de segurança pública, e a perspectiva reflexiva de gênero é marcada pela invisibilidade ou é abordada de forma superficial. Além disso, essa perspectiva muitas vezes é criticada por alguns setores da sociedade, que a consideram como algo que subverte a moral vigente, de cunho eminentemente patriarcal, ou é diluída em outras lutas minoritárias que buscam reconhecimento no âmbito da orientação sexual. Nesse sentido, o objetivo deste estudo consiste em identificar, no discurso teológico, uma reflexão pertinente que possa contribuir para o combate à violência contra as mulheres. O método utilizado será a análise qualitativa de bibliografia disponível sobre o tema. Em síntese, o problema da violência contra as mulheres é crônico e demanda ações e compromissos de todos os setores da sociedade para enfrentar essa chaga social que atinge as mulheres e, diante da qual, infelizmente, a comunidade cristã, em muitos casos, tem sido omissa. No entanto, reconhece-se a importância da religião na promoção efetiva dos direitos das mulheres e entende-se que a Teologia desempenha um papel fundamental nesse contexto, por se tratar de uma reflexão que traz em seu bojo a proposta de humanização a partir da fé, fortalecendo qualquer iniciativa de combate à violência.

Referências

Atlas da violência 2023 / coordenadores: Daniel Cerqueira; Samira Bueno. – Brasília: Ipea, FBSP, 2023 BÍBLIA. Nova Bíblia Pastoral. Editora Paulus, 2014.

BINGEMER, Maria Clara L. Deus Trindade: à vida no coração do Mundo / Maria Clara L. Bingemer, 2ª. Ed. – São Paulo : Paulinas ; Valência, ESP : Siquem, 2009. – (Coleção de Livros básicos de teologia, 6)

Código Civil dos Estados Unidos do Brasil. Lei nº3.071, de 1º de Janeiro de 1916. – Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS//L3071impressao. htm> - acesso em 23 ago 2024.

Estatuto da Mulher casada. Lei Nº 4.121, de 27 de agosto de 1962. – Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4121.htm> acesso em: 23 ago 2024.

FIORENZA, Elizabeth S. Discipulado de Iguais: uma ekklesia-logia feminista crítica da libertação. – [Tradução: Yolanda Steidel Toledo]. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

TOLDY, Teresa Martinho. A violência e o poder da(s) palavra(s): A religião cristã e as mulheres. – Revista Crítica de Ciências Sociais, 89, 2010, 171-183.

Downloads

Publicado

08-11-2024

Como Citar

BASTOS, D. R. B. (2024). A violência contra as mulheres e o papel da teologia: reflexões para uma ação transformadora. Caderno Acadêmico Unina De Tecnologia, Sociedade E Negócios, 1(2). https://doi.org/10.51399/cau-tsn.v1i2.53

Edição

Seção

Artigos