As bruxas de Salém na perspectiva religiosa de Salém no Século XVII

Autores

  • Deise Regina Badotti BASTOS Faculdade Unina
  • Izabela Maria COSTAS Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau-tsn.v1i2.59

Palavras-chave:

Bruxas, Fanatismo Religioso, Igreja, Julgamento, Mulheres

Resumo

A presente pesquisa se propõe a apresentar um estudo acerca das Bruxas de Salém, um dos casos mais conhecidos atualmente, que, mesmo tendo acontecimento há tanto tempo, ainda instiga as pessoas a tentarem entender o que foi considerado como um grande complô das bruxas à época, mas que, na verdade, não passou de uma grande colusão contra as mulheres consideradas como símbolos do mal, além do misticismo que rondava e ronda a cidade de Salém. Busca-se também trazer à tona informações sobre suas identidades, como eram vistas naquela pequena cidade, como se tornavam bruxas aos olhos das demais pessoas, o motivo de serem perseguidas pelos religiosos locais, e também as trágicas consequências trazidas pelo fanatismo religioso ao longo do tempo, citando brevemente alguns casos conhecidos. A natureza deste trabalho é qualitativa, tendo em vista que as informações aqui expostas foram encontradas em artigos científicos, sites seguros da internet e em livros. A partir das reflexões, foi possível fazer considerações e apontamentos ao longo acerca dos problemas expostos e das possíveis saídas para os questionamentos apresentados, mostrando que os problemas religiosos atuais, de certa forma, possuem raízes e ligações com os problemas arcaicos, que, ainda hoje, não deixaram de existir e de segregar as pessoas.

Referências

Atentados de 11 de setembro: a tragédia que mudou os rumos do século 21. BBC, 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/ internacional-55351015.> Acesso em: 07 out. 2023.

Cidade das Bruxas dos Estados Unidos, Salém, carrega história macabra. Uol, 2019. Disponível em: <https://www.uol.com.br/nossa/viagem/noticias/2019/09/13/conheca-salem-a-cidade-das-bruxas-dos-estados-unidos.htm.> Acesso em: 05 out. 2023.

FÁTIMA, Viegas; JERONIMO, Patrícia; SILVA, Antonio Ozai da; ZAHREDDINE, Danny. O que é intolerância religiosa? Portugal: Escolar Editora, 2016.

GUINN, Jeff. Jim Jones Profile: Massacre em Jonestown. Rio de Janeiro: Darkside, 2022.

Julgamento das Bruxas de Salém: 7 fatos para entender o acontecimento. Galileu, 2018. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/ noticia/2018/08/julgamento-das-bruxas-de-salem-7-fatos-para-entender-oacontecimento.html.> Acesso em: 07 out. 2023.

KRAMER, H.; SPRENGER, J. Malleus Maleficarum: O Martelo das Feiticeiras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2010.

KRAMER Heinrich; SPRENGER James. Malleus Maleficarum: O Martelo das Feiticeiras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2017.

Montague, Jules. Can an auto-immune illness explain the Salem Witch trials. BBC Future, 2 de janeiro de 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/future/ article/20181221-can-an-auto-immune-illness-explain-the-salem-witch-trials.> Acesso em: 05 out. 2023.

SCHIFF, Stacy. As bruxas: intriga, traição e histeria em Salém. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.

Downloads

Publicado

08-11-2024

Como Citar

BASTOS, D. R. B., & COSTAS, I. M. (2024). As bruxas de Salém na perspectiva religiosa de Salém no Século XVII. Caderno Acadêmico Unina De Tecnologia, Sociedade E Negócios, 1(2). https://doi.org/10.51399/cau-tsn.v1i2.59

Edição

Seção

Artigos