Conceitos e punições da trasfobia e do capacistimo: a importância da voz da vereadora Thabatta Pimenta na busca por igualdade social
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau-tsn.v1i2.64Palavras-chave:
Capacitismo, Crime, Mulheres, Transfobia, TransgêneroResumo
O propósito do presente trabalho é explicar os conceitos de transfobia e de capacitismo, termos hoje ainda pouco conhecidos, seja pela pouca divulgação, por serem palavras relativamente novas na língua portuguesa ou pela falta de interesse das pessoas. Além disso, busca apresentar de forma breve as punições para esses crimes e apontar as contribuições da vereadora Thabatta Pimenta na luta pela igualdade social durante a busca pelo fim do preconceito contra as pessoas transgêneros e portadores de deficiências. Possuindo uma abordagem qualitativa, para o desdobrar deste trabalho, adotou-se como fonte de pesquisa artigos científicos, livros, revistas e sites confiáveis da internet. A partir dos conhecimentos e das experiências adquiridas para a construção desta pesquisa, notou-se que, apesar das legislações vigentes, ainda é necessário muito para a verdadeira efetivação dos direitos e garantias das pessoas transgêneros e portadores de deficiência no Brasil. Isso pela dificuldade de haver mais vozes fortes, presentes e relevantes que realmente busquem dar visibilidade a essas importantes pautas, assim como Pimenta tem feito ao longo de sua vida, mostrando-se, de fato, como a vereadora do povo, como é conhecida pela população local de onde exerce seu pleito.
Referências
BENTO, Berenice. O que é transexualidade. São Paulo: Editora Brasiliense, 2008.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. STF enquadra homofobia e transfobia como crimes de racismo ao reconhecer omissão legislativa. 2019. Disponível em: <https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=414010.> Acesso em: 01 mar. 2024.
Capacitismo é crime? Entenda o que é a discriminação que repercutiu no BBB 24. Pará, 2024. Disponível em: <https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ opiniao/colunistas/germano-ribeiro/capacitismo-e-crime-entenda-o-que-e-adiscriminacao-que-repercutiu-no-bbb-24-1.3465548>. Acesso em: 03 mar/2024.
GOMES, Roberto Junio Ferreira. A inércia do legislativo a criminalização aos crimes de homofobia e transfobia no Brasil. 2021.
JESUS, Jaqueline Gomes de . Transfobia e crimes de ódio: Assassinatos de pessoas transgênero como genocídio. In: MARANHÃO Fº, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). (In)Visibilidade Trans 2. História Agora, v.16, nº 2, pp.101-123, 2013.
LANZ, L. O corpo da roupa: a pessoa transgênera entre a conformidade e a transgressão das normas de gênero, uma introdução aos estudos transgêneros. Curitiba: Transgente, 2015.
MARCHESAN, Andressa; CARPENEDO, Rejane Fiepke. Capacitismo: entre a designação e a significação da pessoa com deficiência. Revista Trama, v. 17, n. 40, p. 45-55, 2021.
Me tornei a primeira vereadora trans da minha cidade para lutar pelos direitos do meu irmão com deficiência e famílias atípicas. São Paulo, 2023. Disponível em: <https://revistamarieclaire.globo.com/eu-leitora/noticia/2023/08/me--tornei-a-primeira-vereadora-trans-da-minha-cidade-para-lutar-pelos-direitos-do-meu-irmao-com-deficiencia-e-familia-atipicas.ghtml>. Acesso em: 20 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caderno Acadêmico Unina de Tecnologia, Sociedade e Negócios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.