O papel da mulher nos primórdios história cristã
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau-tsn.v1i2.67Palavras-chave:
Cristianismo, Jesus CristoResumo
As mulheres são por diversas vezes citadas na Bíblia, mas, antes de Jesus Cristo, o seu papel se resumia a cuidar da casa e da família; eram sinônimo de procriação, cuidado e submissão, o que tornava restrito o seu acesso a uma vida religiosa plena e digna fora de seu lar. Entretanto, a presença delas no Cristianismo, no ministério terreno de Jesus e no início da Igreja Apostólica, é de grande relevância para a história. O presente artigo busca descrever o importante papel desempenhado pelas mulheres do Novo Testamento e nos primórdios do Cristianismo, mostrando a significância do seu despertar em meio a uma sociedade ainda marcada pela dominação masculina. O estudo propõe uma releitura de alguns textos nos quais o protagonismo feminino foi historicamente apagado, como em eventos miraculosos, parábolas e na centralidade das mulheres nos relatos pascais. Além disso, destaca seu valor e o exercício de papéis centrais e estratégicos no início da Igreja. Compreendese que o ministério terreno de Jesus e o Cristianismo em seus primórdios elevaram a mulher a um status de igualdade com o homem, permitindo-lhe ocupar os mesmos espaços e funções.
Referências
ALMEIDA, Rute Salviano. Vozes femininas no início do cristianismo. São Paulo: Hagnos, 2017.
BASTOS, Athena de Oliveira Nogueira; OLIVO, Luiz Carlos Cancellier de; A literatura bíblica e a restrição de direitos às mulheres na história do direito ocidental. ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Direito e Literatura, v. 3, n. 1, p. 73 - 98, janeiro/junho 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/ servlet/articulo?codigo=6053690. Acesso em: 16 de out. 2020.
BÍBLIA, da Mulher: Leitura, Devocional e Estudo. Versão Almeida Revista e Atualizada de 2003. São Paulo - SP: Editora Mundo Cristão e Sociedade Bíblica do Brasil, 2007.
DREHER, Martin N. O Novo Testamento escrito por homens, e a mulher na história da Igreja. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/ estudos_teologicos/article/view/1045. Acesso em: 15 de out. 2020. HOORNAERT, Eduardo. Origens do Cristianismo. São Paulo: Paulus, 2016.
FIORENZA, Elisabeth Schüssler. As origens cristãs a partir da mulher: Uma nova hermenêutica. São Paulo: Paulinas, 1992.
GANGE, Françoise. Jesus e as mulheres. Tradução de Lucia M. Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 2007.
MACARTHUR, John. Doze mulheres extraordinariamente comuns: como Deus moldou as mulheres da Bíblia, e o que ele quer fazer com você. Tradução: Maurício Bezerra Santos Silva. 1ª ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2019.
MONDONI, Danilo. O cristianismo na antiguidade. São Paulo: Loyola, 2014.
MARUJO, António. Cinco mulheres mais importantes do que se pensava na vida de Jesus. Disponível em: https://www.publico.pt/2012/04/08/sociedade/ noticia/cinco-mulheres-na-vida-de-jesus-1541257. Acesso em: 10 de out. 2020.
PINTO, Sionite Sandra Portugal Frizzas; ARTUSO, Vicente. A condição das mulheres nos tempos de Jesus e sua inclusão como participante do Reino sob a perspectiva Joanina. RELEGENS THRÉSKEIA estudos e pesquisa em religião, v. 02, n. 02, p. 2-9, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caderno Acadêmico Unina de Tecnologia, Sociedade e Negócios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.