Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word.
  • O número máximo de laudas deverá ser no mínimo 7 e no máximo 15. Esses limites incluem os resumos e referências bibliográficas.
  • Para ensaios: mínimo de 5 e máximo de 15 laudas.
  • Para resumos expandidos: mínimo de 3 e máximo de 5 laudas.
  • Para resenhas: mínimo de 3 e máximo de 5 laudas.
  • Para relatórios de estágios: mínimo de 5 e máximo de 15 laudas.
  • Para relatos de experiência: mínimo de 7 e máximo de 15 laudas.
  • Outros gêneros científicos não listados aqui devem ser encaminhados para a comissão editorial para avaliação de possível publicação
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.

Diretrizes para Autores

Com o objetivo de incentivar a produção acadêmica e divulgar o conhecimento produzido pelos discentes e docentes da Faculdade Unina, foram criados os Cadernos Acadêmicos Unina (CAU), de publicação semestral, em formato digital.

Normas para escrita dos trabalhos

I. O texto deve estar de acordo com o conteúdo da edição vigente proposto pelos Cadernos Acadêmicos da Faculdade Unina.

II. O texto deve ser apresentado em arquivo de Word, em formato com extensão .doc ou .docx, com letra fonte Arial, tamanho 12, papel A4, com margens superior e esquerda de 3,0 (três) cm e direita e inferior de 2,5 (dois e meio) cm; espaço interlinear de 1,5, alinhamento justificado, sem numeração. Para destaques e ênfases, empregar itálico, em vez de sublinhado. As figuras e tabelas deverão estar inseridas no corpo do texto, não no final do documento, como anexos.

III. O limite de páginas deverá seguir os critérios mencionados nas Condições para submissão, incluindo as referências bibliográficas.

IV. Para os artigos, deve-se seguir as normas da ABNT, contendo:

1. TÍTULO: Do artigo, que deve estar centralizado, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, com letras maiúsculas, em até três linhas, não excedendo 100 (cem) caracteres, incluindo espaços.

2. AUTORES: nome dos autores, titulação, Instituição, e-mail.

3. RESUMO/ ABSTRACT: Deve ser escrito em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 200 a 350 palavras, com espaço interlinear simples, em 2 idiomas: português, obrigatoriamente, e inglês ou espanhol, como segunda língua. Deve situar o tema, indicando objetivo, metodologia/procedimentos básicos, implicações ou resultados mais importantes e principais conclusões. Quanto à redação, buscar o máximo de precisão e concisão. Em seguida, inserir no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave, em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula.

4. TÍTULOS DAS SEÇÕES: os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda. Deve-se utilizar texto com fonte Arial, tamanho 12, em negrito, letra maiúscula, com espaçamento de 1,5 antes e depois dos títulos. Não colocar ponto final nos títulos.

5. A INTRODUÇÃO: Deverá apresentar, de modo sucinto, o tema, a relevância do estudo, sua problemática, os principais teóricos (conceitos, pesquisas) que embasam a discussão, além dos objetivos que se pretende contemplar.

6. AS CONSIDERAÇÕES FINAIS: Devem expressar a relação entre os objetivos do trabalho e os resultados encontrados.

7. NAS REFERÊNCIAS: Deverão constar todos(as) os(as) autores(as) citados(as) em ordem alfabética.

Observar ainda, para todos os gêneros aceitos:

  • As citações com mais de três linhas devem ser formatadas em Arial 10, entrelinhas simples, recuo de 4 cm da margem esquerda e sem aspas ou itálico (ABNT 2020). Exemplo: (PIAGET, 1987, p. 122).
  • Siglas e abreviações deverão estar seguidas de suas significações, por extenso, na primeira menção no texto. As imagens devem ser incluídas no corpo do texto, nos trechos em que forem mencionadas, numeradas sequencialmente e devidamente identificadas: numeração sequencial, título, legenda, crédito/fonte.
  • As páginas não precisam ser numeradas.

Importante: os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidos ao(à) autor(a) para que realize os ajustes.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

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