Panorama do uso das tecnologias na alfabetização matemática para adolescentes privados de liberdade no Paraná

Autores

  • Nadir Teixeira Junior Faculdade Unina
  • Luciene Yuri Fujii Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v2i1.128

Palavras-chave:

Educação matemática, Tecnologias educacionais, Ressocialização, Sistema prisional

Resumo

O presente artigo pretende analisar a formação escolar nos centros socioeducativos, em particular na área de matemática, principalmente em relação à utilização das Tecnologias de Comunicação e Informação – TICs –, entre os adolescentes privados de liberdade no estado do Paraná. O objetivo é refletir e evidenciar a real necessidade de capacitação técnica e profissionalizante dos adolescentes privados de liberdade com intuito de facilitar sua recolocação social e profissional. A ideia é trabalhar alguns conceitos e aplicações práticas na disciplina de matemática por meio do uso de algumas tecnologias voltadas para a educação com o intuito de facilitar o processo do ensino-aprendizagem na formação escolar e capacitação profissional desses adolescentes. Considero que a aprendizagem de conceitos por meio de ferramentas tecnológicas matemáticas inclusas nas medidas socioeducativas tem um papel muito importante na vida profissional desses jovens e adolescentes, pois irá contribuir no processo de ressocialização.

Biografia do Autor

Nadir Teixeira Junior, Faculdade Unina

Faculdade Unina, Pós-graduado em Alfabetização Matemática

Luciene Yuri Fujii, Faculdade Unina

Professora da Faculdade Unina, Orientadora do TCC

Referências

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Teixeira Junior, N., & Yuri Fujii, L. (2022). Panorama do uso das tecnologias na alfabetização matemática para adolescentes privados de liberdade no Paraná. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 2(1). https://doi.org/10.51399/cau.v2i1.128

Edição

Seção

Artigos