Intervenções práticas no interior da escola: contribuições para estudantes e professores em aulas de história

Autores

  • Jessica da Silva Vaz dos Santos
  • Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.186

Palavras-chave:

Ensino de História, Metodologias ativas, Moda na Antiguidade, Fontes históricas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer como proposta um plano de intervenção no método didático, contando com a inclusão do uso de metodologias ativas – sala de aula invertida –, no ensino de História, no 6º ano do Ensino Fundamental, com a produção de jogos de cunho histórico e um desfile de moda, representando os trajes usados no contexto da Antiguidade. O trabalho visa levar em conta as necessidades tanto do estudante quanto do docente, com uma proposta diferenciada, tendo como princípio o processo de aprendizagem histórica significativa. Como metodologia para a aplicação da proposta, definiram-se quatro estratégias interligadas, sendo que a primeira consiste em uma pesquisa que será realizada pelos estudantes na sala de informática, sobre diferentes fontes históricas, disponibilizadas na internet, sobre o conteúdo selecionado; no segundo momento, os alunos, em uma roda de conversa, comentam o que pesquisaram e, com a mediação do professor, poderão observar as semelhanças e diferenças entre as vestimentas das diferentes sociedades pesquisadas; a terceira estratégia estará permeando todo o trabalho, pois propõe o uso dos recursos tecnológicos como forma de estimular a curiosidade e o interesse pela pesquisa por parte dos alunos; a quarta estratégia será a produção de um jogo em grupo e um desfile de moda representando os trajes usados no período pesquisado. Espera-se que o desenvolvimento deste trabalho, em aulas de História, possibilite aos alunos uma participação mais ativa e significativa para suas aprendizagens.

Referências

AMARAL, A. L. O trabalho de grupo: como trabalhar com os “diferentes”. In: VEIGA, I. P. A. (org.) Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, 2006, p. 49-68.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BELLONI, M.L. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1998.

GEVAERD, R. T. F. Metodologia da Aula Histórica: inovação no currículo e nas práticas pedagógicas. In: REUNINA – A Revista de Educação da Faculdade Unina 2020, vol.1, nº01. pp. 113-127.

MORÁN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas-Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v.2, 2015.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Não paginada. Versão digital e- book adquirido na Amazon/Kindle.

PRENSKY, M. “Não me atrapalhe, mãe - estou aprendendo!”: Como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no século XXI - e como você pode ajudar! São Paulo: Editora Phorte, 2010.

REIS, P. R. dos. A gestão do trabalho em grupo. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/17931638/A_ gest%C3%A3o_do_trabalho_em_grupo. Acesso em: 1 out. 2019.

RORAIMA. Documento Curricular de Roraima (DCRR). Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED). Boa Vista-RR, SEED, 2019.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

da Silva Vaz dos Santos, J., & Terezinha Ferrarini Gevaerd, R. (2023). Intervenções práticas no interior da escola: contribuições para estudantes e professores em aulas de história. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 3(1). https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.186

Edição

Seção

Artigos