Proposta de análise multimodal para o ensino da matemática na educação especial em uma concepção inclusiva

Autores

  • Anderson Minosso
  • Gustavo Thayllon França Silva
  • Gustavo Igodois Bonfim
  • Cristina Klug

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v4i3.186

Referências

COSTA, Sandra Maria Martins da; BENÍCIO, Edgard Ricardo. Processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos na perspectiva inclusiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Instituto Federal Goiano, Campus Avançado de Hidrolândia – Polo Goiânia, Goiânia.

MINOSSO, Anderson. Indícios de objetivação dos nexos conceituais da álgebra por professores dos anos iniciais do ensino fundamental em um curso online. 2023. Tese (Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.

MOREY, B.; Abordagem semiótica na Teoria da Objetivação Bernadete In: GOBORA, S. T.; RADFORD, L. (org.). Teoria da Objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 135-151.

MORETTI, V. D.; PANOSSIAN, M. L.; RADFORD, L. Questões em torno da Teoria da Objetivação. Obutchénie: R. de Didat. e Psic. Pedag. Uberlândia, MG, v. 2, n.1, p. 251-272, jan./abr. 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/ article/view/42548. Acesso em: 31 out. 2024.

NUGLISCH, Leonice Elci Rehfeld. Objeto de Aprendizagem para Educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alegrete, 2011.

PASQUALINI, Juliana C. Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, 2006.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del Hombre, 1978.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Minosso, A., Silva, G. T. F., Bonfim, G. I., & Klug, C. (2024). Proposta de análise multimodal para o ensino da matemática na educação especial em uma concepção inclusiva. Cadernos Acadêmicos Unina, 4(3). https://doi.org/10.51399/cau.v4i3.186

Edição

Seção

Relato de Experiência