Yoga nas aulas de educação física escolar: uma proposta de intervenção para auxiliar no transtorno da ansiedade
Palavras-chave:
Yoga, Transtorno de ansiedade, Educação física escolarResumo
Esta proposta de yoga na escola visa apoiar alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da região metropolitana de Curitiba no enfrentamento do transtorno da ansiedade. Observações realizadas por uma das autoras desta proposta, enquanto realizava seu trabalho voluntário em uma escola, revelaram que alguns estudantes manifestavam sinais de ansiedade em situações de estresse, como bullying ou dificuldades com atividades, refletindo-se em isolamento e falta de interação. Para abordar essa questão, esta proposta de intervenção propõe a inclusão de aulas de yoga nas atividades de Educação Física, utilizando técnicas de respiração (pranayamas), posturas (asanas) e meditação, para promover foco, equilíbrio emocional e consciência do momento presente. As aulas ocorreriam duas vezes ao mês, oferecendo benefícios gradativos e consistentes. Além das atividades escolares, o projeto buscaria envolver as famílias em palestras e reuniões, informando-as sobre a ansiedade e estratégias para lidar com crises. A abordagem do projeto baseiase em estudos recentes que apontam o aumento significativo de transtornos de ansiedade e depressão entre estudantes após a pandemia. A metodologia incluiria momentos de diálogo com os alunos em rodas de conversa, onde seriam abordados sintomas comuns de ansiedade, incentivando um ambiente seguro para o compartilhamento de experiências e dúvidas. Os objetivos buscam conscientizar os estudantes sobre a ansiedade, ensinando-os a identificar e controlar os primeiros sintomas. Encontros com pais também seriam planejados para que a comunidade escolar amplie o conhecimento sobre o transtorno e aprenda técnicas de yoga aplicáveis no cotidiano. Ao final do projeto, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de autoconhecimento e regulação emocional e que os benefícios das práticas de yoga se estendam às suas famílias, promovendo maior compreensão e apoio no enfrentamento da ansiedade.
Referências
BVS. Biblioteca Virtual em Saúde. Ansiedade. Disponível em: https://bvsms. saude.gov.br/bvs/dicas/224_ansiedade.html. Acesso em: 29 out. 2024.
VAZQUEZ, D. et. al. Vida sem Escola e a saúde mental dos estudantes das escolas públicas durante a pandemia de Covid-19. Motriz, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 11-14, mai. 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4063/406371514005/. Acesso em: 29 out. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos Acadêmicos Unina

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.