O (A) coordenador(a) pedagógico (a) na educação infantil: limites e potencialidades

Autores

  • Patrícia Miranda Nunes da Silva
  • YARA RODRIGUES

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.187

Palavras-chave:

Educação infantil, Gestão democrática, Coordenador, pedagógico

Resumo

O presente estudo situa-se na área da educação infantil e tem como tema central a coordenação pedagógica. Apresenta como objetivo geral analisar o papel do(a) coordenador(a) pedagógico(a) no processo de organização e intervenção político-pedagógico na prática educativa da Educação Infantil. É um estudo bibliográfico de tipo qualitativo. Ao concluir a revisão da literatura, pôde-se constatar que a função do(a) coordenador(a) pedagógico(a) não está limitado(a) apenas a serviços de cunho administrativos ou burocráticos, mas que seu papel tem um caráter social, democrático e ético, que deve atender as necessidades de articulação, objetivando a formação de sujeitos críticos e reflexivos. Entre as principais funções da coordenação pedagógica, destaca-se a articulação e a formulação das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil como um processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e de toda a comunidade escolar.

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Miranda Nunes da Silva, P., & RODRIGUES, Y. (2023). O (A) coordenador(a) pedagógico (a) na educação infantil: limites e potencialidades. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 3(1). https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.187

Edição

Seção

Artigos