A preparação da escola para a inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular

Autores

  • Claudinéia Antônia Batista
  • Dulcinéia de Souza

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.190

Palavras-chave:

Ambiente especializado, Professores homens, Educação inclusiva

Resumo

Os estudantes com deficiência requerem um ambiente especializado, escolas com acessibilidade e professores capacitados para atender às suas necessidades. No entanto, a realidade da educação no Brasil revela uma falta de preparo das instituições e dos professores para lidar com essa clientela. A Declaração de Salamanca (1994) e Mantoan (2003) destacam a importância de uma transformação na escola de qualidade para todos, considerando situações específicas relacionadas ao conhecimento e à aprendizagem. Além disso, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001) também orientam as práticas inclusivas. Diante desse contexto, o objetivo principal desta pesquisa, de abordagem qualitativa, é refletir sobre como os professores devem ser preparados para atender adequadamente pessoas com deficiência. Em conclusão, evidencia-se a relevância de as escolas e os professores serem devidamente preparados para oferecer uma educação inclusiva de qualidade. Isso implica transformações tanto na estrutura física das escolas quanto na formação e capacitação dos professores. A educação inclusiva demanda um ambiente acolhedor, recursos adequados e estratégias pedagógicas diferenciadas para atender às necessidades dos estudantes.

Referências

BOGDAN, Roberto C; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Pt: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.

BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. O Desafio das Diferenças nas Escolas. Boletim 21. MEC, 2006.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha.

LUCKESI, C. C. Ludicidades e atividades lúdicas: uma abordagem a partir das experiências Internas. Nativa - Revista de Ciências Sociais, nº 2, 2005.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Antônia Batista, C., & de Souza, D. (2023). A preparação da escola para a inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 3(1). https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.190

Edição

Seção

Artigos