Estudantes surdos provenientes de famílias ouvintes em escola bilíngue

Autores

  • Liliane Assumpção de Oliveira
  • Wladia Felix Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau-educao.v4i1.196

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Família Ouvinte, Surdez

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa de cunho teórico bibliográfico e descritivo, com o intuito de compreender a importância da escola bilíngue, como ambiente linguístico favorável a aprendizagem e ampliação do vocabulário em LIBRAS para estudantes surdos, provenientes de famílias ouvintes. Uma educação bilíngue baseia-se na aceitação da LIBRAS como língua materna do surdo, pois estudos apontam para essa proposta como sendo a mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que considera a Língua de Sinais como natural e única, capaz de desenvolver plenamente os aspectos biopsicossociais do indivíduo com surdez. A criança surda que nasce em uma família ouvinte enfrenta, desde o nascimento, uma barreira gerada pelas expectativas de seus pais, os quais, naturalmente desejam que ela também seja ouvinte. Assim, tem-se como hipótese deste estudo, que a escola bilíngue para surdos é o ambiente adequado e favorável ao desenvolvimento da LIBRAS, pois vindos de famílias ouvintes, as crianças não têm acesso a esse tipo de comunicação e, desta forma, cabe à escola o desafio de assegurar que os surdos mergulhem no universo cultural da surdez e da Língua de Sinais. Maneira pela qual o estudante surdo poderá acessar o direito a um desenvolvimento análogo ao das crianças ouvintes, tornando-se parte integrante e participativa dessa sociedade.

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Publicado

2024-04-18

Como Citar

Oliveira, L. A. de, & Santo, W. F. E. (2024). Estudantes surdos provenientes de famílias ouvintes em escola bilíngue. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 4(1). https://doi.org/10.51399/cau-educao.v4i1.196

Edição

Seção

Artigos