Dificuldades na comunicação entre o professor de educação física e o aluno surdo: uma proposta de intervenção com o componente curricular dança

Autores

  • Catarina Drula Camparim Neta

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau-educao.v4i1.237

Palavras-chave:

Surdez, Educação Física Escolar, Dança

Resumo

A pessoa é considerada surda quando não possui uma audição funcional para o seu dia a dia. É uma situação diferente da deficiência auditiva parcial, que ocorre quando a pessoa possui dificuldades na audição, mas ainda consegue utilizá-la com ou sem prótese auditiva. Os indivíduos surdos, além de uma questão física em comum, têm também questões sociais, modos de viver e de compreender o mundo que possui similiaridades com outros surdos. Nesse sentido definimos a comunidade surda, que é composta pelos surdos e pessoas que partilham dessas similaridades. Os surdos possuem uma língua de sinais oficial no Brasil: a LIBRAS. Apesar de todas as conquistas da comunidade surda para a sua inclusão na sociedade ainda percebem-se entraves, inclusive no ambiente escolar. Esse trabalho busca propor uma intervenção do componente curricular dança para alunos surdos, visando a efetiva inclusão desses indivíduos nas aulas de Educação Física.

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Publicado

2024-04-18

Como Citar

Camparim Neta, C. D. (2024). Dificuldades na comunicação entre o professor de educação física e o aluno surdo: uma proposta de intervenção com o componente curricular dança. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 4(1). https://doi.org/10.51399/cau-educao.v4i1.237

Edição

Seção

Artigos