Laboratórios de Escreler: autorias e autonomias de sentir

Autores

  • Eliane Martins Quadrelli Justi

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau-educao.v4i1.238

Palavras-chave:

Autoria e Autonomia, Laboratórios de Escrita, Ler e Escrever

Resumo

Escreler nasce no berço da Educação de Aproximação de Distâncias sem fronteiras... Sem distâncias inalcançáveis na alta complexidade humana. Ariadne, citada na filosofia, ciência e mitos da espiritualidade, vincula o símbolo do labirinto à imagem de um fio que guia o Homem na sua jornada interior, ajudando-o a se desenredar do caminho labiríntico que percorre em busca do autoconhecimento. É exatamente no desenrolar o caminho labiríntico em direção ao autoconhecimento que justificamos rumar autorias e autonomias para escreler. Este, em seu neologismo técnico e humano, nasce entre ler e escrever, sentir e narrar, pensar e performar, cocriar e socializar por meio de falas objetivas e subjetivas. Alícia Fernandez (2001, p. 56) sugere que “o ‘entre’ construído entre si mesmo é um espaço de produção de diferenças”. Entre o aprender, ensinamos, e entre o ensinar, aprendemos – atraVersados – por conhecimentos e emoções que nos significam parte e não à parte do nosso próprio inteiro. Assim, nessa experiência, apresentamos uma parte dos Laboratórios de Escreler - autonomias e autorias de SENTIR, vivenciado online, em maio de 2022, com os estudantes do curso de Pedagogia. Os Laboratórios de Escreler em seu conjunto (SENTIR, NARRAR, PENSAR E PERFORMAR), têm por objetivo geral: Desenlear entre as relações de aprender as inteligências técnicas e humanas para Ler e Escrever, Sentir e Narrar, Pensar e Performar, Cocriar e Socializar, integrando-as de forma objetiva e subjetiva às Autorias e Autonomias Próprias e do Outro. No presente estudo, será apresentada exclusivamente a vivência do Laboratório de Sentir, que tem por objetivo específico: Escolher uma personalidade, sentindo o seu toque no Universo sensível habitado por você, observando conteúdos de aprendizagem técnicos e humanos, Próprios e do Outro. A metodologia compõe-se de quatro encontros dialogados online, teóricos e práticos, e publicação dos resultados na rede social do Instagram: @laboratoriodeescreler.

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Publicado

2024-04-18

Como Citar

Justi, E. M. Q. (2024). Laboratórios de Escreler: autorias e autonomias de sentir. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 4(1). https://doi.org/10.51399/cau-educao.v4i1.238

Edição

Seção

Artigos