O uso de imagens no processo de escolarização de estudantes surdos

Autores

  • Eli Prestes de Aguiar UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v4i2.77

Palavras-chave:

Surdos, Educação, Bilíngue, Experiência Visual, Pedagogia, Estudantes

Resumo

A escolarização de estudantes surdos ao longo da história envolveu diferentes estratégias metodológicas. No entanto, nos últimos anos, a Educação Bilíngue de surdos tem apresentado as possibilidades pedagógicas mais adequadas às especificidades da pessoa surda, a partir da pedagogia visual e da potencialização de um dos artefatos culturais do povo surdo, as experiências visuais. Nesse sentido, este Relato de Experiência aborda a importância do uso de recursos visuais na compreensão e na produção de conhecimento de estudantes surdos e apresenta que é possível ter resultados diferentes quando as escolhas metodológicas são tecidas por caminhos que dialogam com as singularidades linguísticas dos estudantes.

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Publicado

2024-11-10

Como Citar

Aguiar, E. P. de. (2024). O uso de imagens no processo de escolarização de estudantes surdos. Cadernos Acadêmicos Unina, 4(2). https://doi.org/10.51399/cau.v4i2.77

Edição

Seção

Artigos