A EJA e a formação de uma consciência crítica e cidadã na perspectiva de Paulo Freire

Autores

  • Terezinha Doraci Azzolin Allessi Faculdade Unina
  • Marli Pereira de Barros Dias Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.82

Palavras-chave:

Cidadania, Educação de Jovens e Adultos, Educação libertadora, Paulo Freire

Resumo

O presente artigo visa analisar como o pensamento e o método de Paulo Freire são relevantes no processo de uma educação emancipadora com vistas à humanização dos sujeitos e à conquista de direitos e de cidadania. A pergunta de partida é a seguinte: como as aulas da EJA podem contribuir para desenvolver o senso crítico dos estudantes e a consciência individual e coletiva, na conquista de direitos e da cidadania? O objetivo geral é analisar o pensamento e o método de Paulo Freire na alfabetização de Jovens e Adultos, visando ao desenvolvimento da consciência crítica e à construção da cidadania, a partir do resgate de direitos fundamentais, individuais e coletivos. Os objetivos específicos são: verificar o perfil do estudante da EJA; promover a consciência individual e coletiva, a conquista de direitos e cidadania, a partir do pensamento de Paulo Freire; analisar a concepção freiriana de cidadania. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica das obras de Paulo Freire e de alguns outros autores cuja abordagem no âmbito da educação de direitos e de cidadania se interligam ao pensamento de Freire. Ao término desta pesquisa, podemos concluir que a EJA deve ser para o estudante jovem e adulto o despertar para o mundo, para que se sinta inserido na sociedade e consciente de seus direitos e de suas responsabilidades. Isso é possível por meio da proposta da educação libertadora e do diálogo, como ferramenta fundamental, a partir do pensamento de Paulo Freire.

Biografia do Autor

Terezinha Doraci Azzolin Allessi, Faculdade Unina

Graduada em Pedagogia, pela faculdade UNINA.

Marli Pereira de Barros Dias, Faculdade Unina

Professora da Faculdade UNINA. Doutora em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais,
pela Universidade de Évora, Portugal

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

Doraci Azzolin Allessi, T., & Pereira de Barros Dias, M. (2021). A EJA e a formação de uma consciência crítica e cidadã na perspectiva de Paulo Freire. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 1(2). https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.82

Edição

Seção

Artigos