A violência na escola: uma proposta de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v4i2.82Palavras-chave:
violência na escola, intervençãoReferências
BARBIERI, Bianca da Cruz; SANTOS, Naiara Ester dos; AVELINO, Wagner Feitosa. Violência escolar: uma percepção social. Revista Educação Pública, v. 21, nº 7, 2 de março de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/ artigos/21/7/violencia-escolar-uma-percepcao-social. Acesso em: 12 nov. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em:03 dez. 2023.
DEBARBIEUX, Eric. A violência na escola francesa: 30 anos de construção social do objeto (1967-1997). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, nº 1, p. 163193, jan./jun. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S1517-97022001000100011. Acesso em: 20 out. 2023.
FARMER, P. An anthropology of structural violence. Current Anthropology, Chicago, v. 45, n. 3, p. 305-325, 2004.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). Mais de um terço dos jovens em 30 países relata ser vítima de bullying online. Brasília: Unicef Brasil, 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-deimprensa/mais-de-um-terco-dos-jovens-em-30-paises-relatam-ser-vitimasbullying-online. Acesso em: 03 dez. 2023.
MOEHLECKE, Sabrina; ASSIS, Simone Gonçalves de; MARRIEL, Nelson de Souza Motta; RISTUM, Marilena; CECCHETTO, Fátima; RIBEIRO, Fernanda Mendes Lages. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Rio de Janeiro: Ministério da Educação/Fiocruz, 2010. Disponível em: http://books. scielo.org/id/szv5t. Acesso em: 17 dez. 2023.
PICCOLI, Luiza Machado; LENA, Marisangela Spolaôr; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro. Violência e sofrimento social no contexto escolar: um estudo de caso em Porto Alegre/RS. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 28, nº 4, p. 174185, out./dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S010412902019000400174&lang=pt. Acesso em: 10 out. 2022.
FARMER, P. An anthropology of structural violence. Current Anthropology, Chicago, v. 45, n. 3, p. 305-325, 2004.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). Mais de um terço dos jovens em 30 países relata ser vítima de bullying online. Brasília: Unicef Brasil, 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-deimprensa/mais-de-um-terco-dos-jovens-em-30-paises-relatam-ser-vitimasbullying-online. Acesso em: 03 dez. 2023.
MOEHLECKE, Sabrina; ASSIS, Simone Gonçalves de; MARRIEL, Nelson de Souza Motta; RISTUM, Marilena; CECCHETTO, Fátima; RIBEIRO, Fernanda Mendes Lages. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Rio de Janeiro: Ministério da Educação/Fiocruz, 2010. Disponível em: http://books. scielo.org/id/szv5t. Acesso em: 17 dez. 2023.
PICCOLI, Luiza Machado; LENA, Marisangela Spolaôr; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro. Violência e sofrimento social no contexto escolar: um estudo de caso em Porto Alegre/RS. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 28, nº 4, p. 174185, out./dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S010412902019000400174&lang=pt. Acesso em: 10 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos Acadêmicos Unina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.