Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, ou seja, isenta de plágio e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O número máximo de laudas, para as diferentes colaborações, deve ser: 20 para artigos, 12 para ensaios e 5 para resenhas. Esses limites incluem os resumos e referências bibliográficas.
  • Os arquivos para submissão estão em Microsoft Word ou OpenOffice (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • O texto foi revisado gramaticalmente e textualmente e foi formatado seguindo rigorosamente as normas contidas na página Diretrizes para Autores, sob risco de ser rejeitado caso não tenha seguido as normas assinaladas.
  • Os artigos submetidos serão apreciados por avaliadores externos (avaliação por pares). As resenhas e ensaios submetidos serão apreciados por uma comissão de dois ou mais docentes pareceristas, constituída entre os membros do Conselho Científico da Revista REUNINA, sem a identificação de sua autoria. A identificação de autoria dos trabalhos (artigos, resenhas e ensaios) deverão ser removidas do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.
  • Para retirar a identificação, abra o arquivo no Word, clique no botão office > preparar > inspecionar documento. Selecione apenas a opção "Propriedades do documento e informações pessoais" e inspecione; caso o programa encontre informações, clique em "remover tudo").
  • Artigos devem ter no máximo três autores, e pelo menos um dos autores possuir título de doutor.
  • URL para as referências devem ser informadas adequadamente.
  • O autor está ciente de que, na falta de algum dos requisitos e condições acima descritos e informados, a submissão será rejeitada e arquivada.

Diretrizes para Autores

A REUNINA veicula artigos inéditos e as opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.

A publicação dos trabalhos está condicionada a aprovação do Conselho Editorial Científico com base em pareceres de dois avaliadores colaboradores da revista. A avaliação é feita pelo processo duplo-cego, no qual os avaliadores não têm acesso ao(s) nome(s) do(s) autor(es) e vice-versa. O parecer final será comunicado aos autores.  Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, ele só será publicado mediante entrega no prazo das correções solicitadas. 

Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista, pois correção de língua portuguesa e adequação às normas da ABNT são critérios considerados na avaliação.

Ao concluir a submissão de um trabalho, todos os autores automaticamente aceitam as regras e políticas aqui apresentadas.

ESTRURAÇÃO E FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS

O TÍTULO do texto não excede 100 (cem) caracteres, incluindo espaços.

RESUMO  de 150 a 250 palavras, escritos em espaço interlinear simples, em 2 idiomas: português obrigatoriamente, e inglês, espanhol ou francês como segunda lingua. O resumo deve conter introdução, objetivos, metodologia e conclusões e vir acompanhado de 3 (três) palavras-chave, separadas por ponto final em cada palavra; o mesmo se dá com o seu correspondente em inglês, espanhol ou francês.

NOTA DO AUTOR: nome do autor, vírgula, nome do departamento, vírgula, nome da universidade, ponto-e-vírgula, endereço de e-mail, nome do próximo autor, e assim por diante. Identificar concessões ou outros apoios financeiros (e a fonte, se for caso disso) para o seu estudo.

O CORPO DO TEXTO  digitado em página de tamanho A4, com margens superior e esquerda de 3,0 (três) cm e direita  e inferior de  2,0 (dois) cm;  espaço interlinear de 1,5 e alinhamento justificado e todas as páginas numeradas; fonte Times New Roman, tamanho 12; para destaques e ênfases emprega itálico, em vez de  sublinhado (exceto em endereços URL). As figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto, não no final do documento, como anexos.

Introdução  deve estabelecer, com clareza, o objetivo do trabalho, referencialmente relacionando-o com outros do mesmo campo e apresentando, de modo sucinto, a situação em que se encontra o problema investigado.

Numeração progressiva os títulos das divisões e subdivisões dos artigos devem ser precedidos de numeração progressiva: 1, 1.1, 2, 2.1 e assim por diante.

As citações diretas ou indiretas devem seguir o sistema de chamada autor-data. As citações com mais de três linhas devem ser formatadas em Times New Roman 10, entrelinhas simples, recuo de 4 cm da margem esquerda e sem aspas ou itálico (ABNT 2020). Exemplo: (PIAGET, 1987, p.122).

Siglas e abreviações deverão estar seguidas de suas significações, por extenso, na primeira menção no texto.

As imagens devem ser incluídas no corpo do texto, nos trechos em que forem mencionadas, numeradas sequencialmente e devidamente identificadas: numeração sequencial, título, legenda, crédito/fonte.

As notas de rodapé devem estar no fim da página e numeradas em algarismos arábicos, fonte Times New Roman tamanho 10, alinhado à esquerda. As referências bibliográficas não devem constar nas notas e sim serem indicadas em espaço próprio, ao final do texto.

Alinhamento: do título: à esquerda; do texto: justificado; das notas de rodapé: justificado; das referências: justificado.

Referências  todos autores citados devem constar nas referências, apresentadas em lista única, em ordem alfabética, ao final do texto (ABNT 2020). Incluir o identificador DOI, quando houver.  

  1. Livro

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano.

  1. Capítulo de Livro

SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Título: subtítulo do capitulo. In: SOBRENOME, Nome do autor do livro (tipo de participação, Org. (s), Ed. (s) etc. Se houver). Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano. p. X-X.

  1. Artigo de periódico

SOBRENOME, Nome. Título do artigo: subtítulo. Nome da revista em negrito, local de publicação, volume, número ou fascículo, p. X-X, mês abreviado, ano. Disponível em: URL completa. Acesso em: dia mês abreviado ano.

  • Artigo de periódico eletrônico

MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico – cultural. Perspectiva, Florianópolis, v.25, n.1, 83-104, jan./jun,2007. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/1630/1371> . Acesso em: 11 de maio de 2020.

  1. Dissertação ou Tese

SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo. (Data de defesa. Total de folhas.) Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) e curso entre parênteses – Instituição onde a Tese ou Dissertação foi defendida, Local da defesa, data da defesa.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.