Ensino Superior (1995-2018) – Das perdas e retrocessos para a retomada da perspectiva da Educação Humanizadora

Autores

  • César Nunes UNICAMP
  • Leandra Martins UNICAMP / Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i3.173

Palavras-chave:

Educação Superior, Políticas Públicas, Pedagogia Humanizadora

Resumo

O artigo busca articular as mudanças ocorridas nas políticas públicas educacionais, principalmente nos últimos anos, com as significativas perdas e retrocessos no que diz respeito ao Ensino Superior. Ressalta a crítica ao contexto atual, no sentido de denunciar que a formação no ensino superior não seja somente pautada em uma formação técnica, mas que contemple uma visão de mundo e uma concepção de educação e de prática social emancipatória, de modo a fundamentar uma pedagogia humanizadora, que tenha os Direitos Humanos como a essência de suas ações e de seus planejamentos educacionais.Propõe que as universidades, bem como as demais Instituições de Ensino Superior, tomem como uma de suas premissas, o compromisso com a formação de um cidadão crítico e autônomo, principalmente em períodos de crise estrutural, como em que vivemos/testemunhamos o endurecimento das relações humanas  alimentado por um contexto de intolerância e de desigualdades, desencadeando-se uma perversa exclusão social.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Nunes, C., & Martins, L. (2022). Ensino Superior (1995-2018) – Das perdas e retrocessos para a retomada da perspectiva da Educação Humanizadora . Revista De Educação Da Unina, 3(3). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i3.173