A feminização da profissão docente e a identidade da professora de educação infantil

Autores

  • Roseli Stadler
  • Soeli Terezinha Pereira

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.183

Palavras-chave:

História da educação infantil. Feminização do trabalho docente. Docência na educação infantil.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar aspectos em torno do trabalho de conclusão de curso que analisou a feminização da profissão docente na construção da identidade profissional da professora de educação infantil e os desafios da profissão. A questão norteadora do estudo foi: diante da feminização da profissão docente quais os desafios para a identidade  da professora que atua na educação infantil? Para responder a essa questão a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Foram analisados fatores em torno da feminização do trabalho docente a sua influência nos desafios para as professoras de educação infantil. Para isso, se fez necessário retomar o histórico da educação infantil, quais foram os caminhos percorridos e quais as principais leis e normativas que amparam a educação infantil como um direito fundamental das crianças. O magistério é visto como uma profissão feminina, onde os atributos designados às mulheres são vistos como essenciais para a docência, sendo também uma das primeiras profissões a serem aceitas pela sociedade para as mulheres, sendo muitos os aspectos históricos e sociais que  explicam essa trajetória do magistério no Brasil. As professoras têm um papel essencial na educação infantil, etapa essa em que o cuidar e o educar caminham juntos, com muitos desafios. Mediante a pesquisa realizada concluiu-se que a docência é vista como uma profissão feminina e que na educação infantil, devido ao histórico da feminização docente, esse fato é ainda mais presente do que em outras etapas da educação básica. Tal evidência pode ter como consequência o não reconhecimento da identidade profissional das professoras que atuam na educação infantil, o que implica em não ter a mesma valorização do que outras(os) professoras(es) que atuam nas demais  etapas educacionais, sendo vistas como “tias”, nem sempre consideradas como profissionais competentes e que estão na profissão devido à sua formação. Desse modo, entende-se que as professoras têm direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao reconhecimento e valorização da sua atuação profissional e às condições adequadas para o exercício da docência desde a creche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Simone Santos; FELIPE, Jane.; CORSO, Luciana Vellinho. (ORG.) Para pensar a educação infantil em tempos de retrocessos: lutamos pela educação infantil. – Porto Alegre: Evangraf, 2017.

ALMEIDA, Jane Soares. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: UNESP, 1998.

ALMEIDA, Jane Soares. Mulheres na escola: Algumas reflexões sobre o magistério feminino. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.96, 71-78, fev., 1996.

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2003.

ARAÚJO, Márcia Baiersdorf. Ensaios sobre a aula: narrativas e reflexões da docência. Curitiba: Ibpex, 2010.

BARBOSA, Ivone Garcia; et al. A educação infantil no PNE: Novo plano para antigas necessidades, 2014. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/ bitstream/ri/12755/5/Artigo%20%20Ivone%20Garcia%20Barbosa%20-%202014.pdf. Acesso em: 04 abr. 2022.

BITTAR, Mariluce. Formulação e implementação da política de educação infantil no Brasil. In: Educação infantil, política, formação e prática docente. Campo Grande, MS: UCDB, 2003.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Stadler, R., & Terezinha Pereira, S. (2024). A feminização da profissão docente e a identidade da professora de educação infantil. Revista De Educação Da Unina, 4(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.183