Brincadeira na escola é coisa séria

o professor e o lúdico como ferramenta para a educação antirracista na educação infantil

Autores

  • Clodoaldo Reis Azarias
  • Elis Maria Teixeira Palma Priotto

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.204

Palavras-chave:

Contação de história, Educação antirracista, Primeira infância

Resumo

O racismo preconiza a cultura da superioridade cuja expressão tem o poder e a capacidade de excluir, oprimir e subjugar. Frutos das construções contemporâneas, semeadas a partir das formulações do século XIX, baseadas nos ideais da superioridade racial cujo discurso unificado, dava legitimidade às teorias compreendidas como científicas. A discriminação, exclusão e preconceito são forma de violências que imprimem dores e estereotipam o sujeito que as sofre. A Lei 10.639/2003, resultado de políticas públicas, que trata do currículo História da África e Cultura Afro-brasileira, foi criada com objeto de prevenir a violência contra a comunidade negra brasileira, no entanto, o contexto escolar, é compreendido como espaço social e democrático, onde o ato de aprender, está intimamente ligado à intencionalidade, e preconiza a autonomia do sujeito, desde a primeira infância. Entretanto, o que tem prevalecido é a visão do colonizador e para ter a equidade a visão do colonizado deve ser levada em consideração. As interferências produzidas pela Lei nº 10.639/2003 na prevenção da violência racial, e suas contribuições para superação da discriminação e a exclusão nos ambientes escolares contemplam o Ensino Fundamental e Médio, para a educação pré-escola e educação não tem ferramentas legais para os professores trabalhar conteúdo étnico-raciais. Trazemos recorte de uma pesquisa de mestrado cujo título e discriminação e exclusão racial envolvendo estudantes negros, na percepção dos professores, a pesquisa objetivou compreender a questão racial na educação fundamental e Ensino Médio, enquanto aqui objetivamos estudar a Educação Infantil. A Educação Infantil é onde o aprendizado começam, por meio da imitação, do lúdico, brincadeiras e contação de história. No presente trabalho procuramos demonstrar como a brincadeira e o lúdico contribui para a educação antirracista na primeira infância. Para tanto optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa com objetivo descritivo, realizamos um levantamento bibliográfico sobre brincadeiras e lúdico na primeira infância; analisamos a prática de discriminação e exclusão racial na primeira infância; e como a contação de história pode contribuir para uma educação antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, Rosendo Freitas et al. Análise da Implementação e Gestão da Lei 10.639/03 nas Escolas Estaduais do Ceará, 2015.

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Trad. André Duarte. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

BONILHA, Tamyris Proença. SOLIGO, Ângela Fátima. A exclusão do aluno negro no sistema educacional brasileiro: Uma Discussão A Respeito Do ‘Não-Lugar’. Faculdade de Educação da Unicamp, Brasil, 2015.

BOURDIEU, Pierre. Espaço físico, espaço social e espaço físico apropriado. Estudos avançados, v. 27, p. 133-144, 2013.

BRASIL, Conselho Nacional do Ministério Público. O Ministério Público e a Igualdade Étnico-Racial na Educação. Contribuições para a implementação da LDB alterada Pela Lei 10.639/2003. São Paulo, SP, 2015.

CARRIJO, Christiane. MARTINS, Paloma Afonso. A Violência Doméstica e Racismo Contra Mulheres Negras. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 28(2): e60721 DOI: 10.1590/1806-9584-2020v28n260721.

CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e Anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.

CLASTO, Daiane da Costa. TONIOSO, José Pedro. Discriminação Racial: reflexos no processo de ensino aprendizagem e na construção identitária do aluno racial. 2018.

CORRÊA, Letícia de Castro. Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na Educação Infantil. Bauru/SP 2022.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Reis Azarias, C., & Teixeira Palma Priotto, E. M. (2024). Brincadeira na escola é coisa séria: o professor e o lúdico como ferramenta para a educação antirracista na educação infantil. Revista De Educação Da Unina, 4(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.204