As fontes históricas para a educação: verdades na escrita da história

Autores

  • Perci Cristina Klug Lima

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.206

Palavras-chave:

História da Educação, Nova história cultural, Fontes históricas

Resumo

A nova história cultural privilegiou o historiador com uma diversidade de fontes, as quais auxiliam e complementam a investigação e a escrita da história. Este artigo busca demonstrar uma parte deste manejo por parte do historiador, que busca respostas aos seus questionamentos. A fundamentação teórica dialoga com os conceitos de autores importantes, como Burke e Kossoy (fontes imagéticas), Rüsen (racionalidade histórica), Julia e Chartier (fontes, cultura material escolar), Farge (fontes orais) e Chartier (tempo presente) que contribuíram para a mudança no discurso historiográfico e o conceito de cultura, que na história cultural trata das representações sociais, das práticas culturais e do processo de apropriação, áreas em que a participação dos sujeitos que as vivenciam é visto como fundamental. As fontes mostram-se sensíveis e delicadas, cabendo ao pesquisador tratar o excesso, a anomalia, reelaborando os sentidos ao transcrever a história da educação. Foi essa diversidade de fontes empregadas em pesquisas recentes que possibilitou perceber a articulação, manejo e a interpretação de imagens, documentos oficias e não oficiais, cartas, bilhetes, escritos, publicidade e artigos de jornais, mobiliário, edificações entre tantos outros em que a História Cultural propiciou a ampliação do olhar como fontes relevantes para a construção de uma escrita da História da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELLO, Melissa Colbert. Professoras e Professores em greve? Memórias do Congresso do Magistério Público do Paraná (1968).

Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná. 2013.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução Vera Maria Xavier dos Santos.Bauru, SP: EDUSC, 2004 CERTEAU, Michel. “Operação Histórica”, In: LE GOFF, J; NORA, P. História, novos problemas. São Paulo: Martins Fontes,1979.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

CUNHA, Amanda Siqueira Torres. A coleção educação artística no contexto da Lei 5.692/71: entre as prescrições legais e as práticas editoriais. Dissertação de Mestrado. UFPR. 2015.

EMBAP. PLANO DE CURSO - DISCIPLINA DESENHO -IV. FARGE, Arlete. Do acontecimento. In: Lugares para a História. Lisboa: Editorial Teorema, 1999, p. 91-107.

HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Tradução: Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação. São Paulo: Autores Associados/SBHE, n.1, 2001, p. 9-43.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989.

LIMA, Perci Cristina Klug. A trajetória da disciplina de desenho em Curitiba: da educação artística às artes visuais (1981-2011). Dissertação de Mestrado. UFPR, 2021.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Lima, P. C. K. (2024). As fontes históricas para a educação: verdades na escrita da história. Revista De Educação Da Unina, 4(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.206