Revista de Educação da Unina https://revista.unina.edu.br/index.php/re <p>A <strong>Revista REUNINA</strong> tem por objetivo divulgar as pesquisas e socializar a produção acadêmica e científica da Faculdade Unina, de seu Programa de Pós-graduação, que reúne o Curso de Mestrado em Ensino, o Mestrado está em processo de desenvolvimento institucional a ser credenciado e os demais e diversos Cursos de Especialização (Pós-graduação Lato Sensu), integrando a produção de conhecimentos avançados com a formação para a investigação científica dos cursos de Graduação, bem como articulando as pesquisas e práticas das atividades de Extensão Universitária. Visa ainda acolher pesquisas e estudos de outras entidades ou instituições científicas do Brasil e do Exterior, num percurso de permutas, de trocas e de orgânico intercâmbio de produções de conhecimentos e de inovações institucionais e produtivas, de práticas investigativas e de projetos de integração social.</p> <p>Editora Geral: Professora Dra. <strong><em>Yara Rodrigues de La Iglesia</em></strong></p> <p>Editor Executivo: Professor Doutor <strong><em>Eduardo Soncini Miranda</em></strong></p> pt-BR yara@unina.edu.br (Yara R. de la Iglesia) natalia.martins@unina.edu.br (Natália Figueiredo Martins) Mon, 19 Dec 2022 19:23:16 +0000 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Cidade que educa, escolas que acolhem, currículo que humaniza: primeira impressões https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/179 José Ronaldo Pereira (Autor) Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/179 Mon, 19 Dec 2022 00:00:00 +0000 SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ª edição. São Paulo: Cortez, 2014. https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/177 Denise Emanoeli Caum Camoleze (Autor) Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/177 Mon, 19 Dec 2022 00:00:00 +0000 GAMBOA, Silvio Ancísar Sánchez. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2008. https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/178 Arlete Scaramuzza Nicoletti (Autor) Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/178 Mon, 19 Dec 2022 00:00:00 +0000 Ensino Superior (1995-2018) – Das perdas e retrocessos para a retomada da perspectiva da Educação Humanizadora https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/173 <p>O artigo busca articular as mudanças ocorridas nas políticas públicas educacionais, principalmente nos últimos anos, com as significativas perdas e retrocessos no que diz respeito ao Ensino Superior. Ressalta a crítica ao contexto atual, no sentido de denunciar que a formação no ensino superior não seja somente pautada em uma formação técnica, mas que contemple uma visão de mundo e uma concepção de educação e de prática social emancipatória, de modo a fundamentar uma pedagogia humanizadora, que tenha os Direitos Humanos como a essência de suas ações e de seus planejamentos educacionais.Propõe que as universidades, bem como as demais Instituições de Ensino Superior, tomem como uma de suas premissas, o compromisso com a formação de um cidadão crítico e autônomo, principalmente em períodos de crise estrutural, como em que vivemos/testemunhamos o endurecimento das relações humanas&nbsp; alimentado por um contexto de intolerância e de desigualdades, desencadeando-se uma perversa exclusão social.</p> César Nunes, Leandra Martins (Autor) Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/173 Mon, 19 Dec 2022 00:00:00 +0000 O Impacto da Pandemia da Covid19 no Ensino Fundamental I em Curitiba https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/171 <p>A pandemia da Covid 19, que atingiu o Brasil no ano de 2020 exigiu a tomada de decisões rápidas e impactou o ensino-aprendizagem. Ante a urgência do momento e o necessário isolamento social, o ano letivo teve continuidade por meio do ensino remoto, que nem sempre surtiu efeitos positivos na aprendizagem, sobretudo para àqueles(as) em situação de vulnerabilidade. Nesse contexto, esse artigo visa verificar como o ensino remoto impactou na aprendizagem de estudantes de escolas públicas do Ensino Fundamental I na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A problemática é a seguinte: quais os impactos do ensino remoto na aprendizagem dos(as) estudantes das escolas da RMEC e as lacunas deixadas pelo tempo da Covid 19 que poderão repercutir na vida futura de meninas e meninos, principalmente daqueles (as) em situação de vulnerabilidade? Visando responder a nossa problemática, recorremos a pesquisa bibliográfica sobre o assunto e a entrevistas semiestruturadas com professores(as) da RMEC. A partir de análises foi possível verificar o impacto do ensino remoto para os estudantes das escolas municipais de Curitiba, principalmente aqueles (as) em situação de vulnerabilidade, que praticamente não tiveram avanço, comprometendo a alfabetização, assim como e a socialização dos (as) mesmos (as).</p> Marli Pereira de Barros Dias , Cheila Cristina Zaluca (Autor) Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/171 Mon, 19 Dec 2022 00:00:00 +0000 Pandemia e educação: contribuições a partir da epistemologia https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/174 <p>O presente artigo tem por objetivo aprofundar as reflexões sobre a educação em tempos de pandemia tendo como base teórica o referencial da epistemologia, especificamente o referencial da epistemologia social. Para isso, foi abordado inicialmente sobre a epistemologia apresentando sua definição teórica. Em seguida foi abordado sobre a educação e suas relações com as Tecnologias da Informação e Comunicação dando ênfase ao uso das TIC na educação. Por último, foram feitas as reflexões da educação em tempos de pandemia com o uso do referencial teórico da epistemologia social no qual se constatou que é necessário realizar investimento na educação e nas escolas para melhor se adequar ao contexto do uso de recursos tecnológicos uma vez que a tecnologia faz parte do cotidiano dos alunos e que pode ser um grande recurso para a educação enquanto perdurar a pandemia da Covid-19, podendo melhorar e continuar contribuindo mesmo depois.</p> Joselene Maria Mangueira Carvalho, Emanuel Mangueira Carvalho (Autor) Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/174 Mon, 19 Dec 2022 00:00:00 +0000 Direitos humanos, Intersubjetividade e Interseccionalidade https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/175 <p>O artigo recupera a concepção de Direitos Humanos sobre a matriz da ontologia ou da antropologia social, no sentido de considerar que a dignidade humana é a base de seu sentido filosófico, ético e político. Destaca a questão da intersubjetividade, a proposição de uma prática social que considere a dignidade da convivência como fundamento da sociabilidade e do próprio Direito. Debate ainda a interseccionalidade que estuda as formas e correlações de opressão de dominação destacando a possibilidade da emergência de uma educação para os Direitos Humanos como uma ética universal e uma prática política emancipatória.</p> Antonio Isidoro Piacentini (Autor) Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/175 Mon, 19 Dec 2022 00:00:00 +0000 Quem tem medo do método? Reflexões sobre metodologia de pesquisa https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/161 <p>Este trabalho traz uma reflexão acerca das motivações que levam a etapa metodológica de pesquisas acadêmicas se tornar um “entrave” na elaboração de artigos, relatórios, projetos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e outros documentos científicos. Seu objetivo está em propor estratégias para a elaboração de pesquisas científicas em sua etapa metodológica, destacando elementos fundamentais para a estruturação.</p> Aline do Rocio Neves, Patrícia Sene de Almeida (Autor) Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/161 Mon, 19 Dec 2022 00:00:00 +0000 Grupo de estudos e pesquisas PAIDEIA/FE-UNICAMP: uma trajetória de luta e resistência https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/176 <p>Apresenta alguns resultados da tese de doutoramento intitulada “Análise epistemológica da produção da pesquisa em filosofia e educação (1999-2019) do grupo PAIDEIA/UNICAMP”. Analisa a importância desse grupo de pesquisas para a produção científica do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, bem como para o debate educacional brasileiro. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos autores Jaeger (2013), Nunes (2019), Sánchez Gamboa (1987, 2009, 2011, 2012) e Saviani (2005).</p> Valdirene Pereira Costa (Autor) Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/176 Mon, 19 Dec 2022 00:00:00 +0000 Editorial https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/172 RODRIGUES, Yara (Autor) Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/172 Mon, 19 Dec 2022 00:00:00 +0000