Conotação formativa da linguagem em Ludwig Wittgenstein.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.70

Palavras-chave:

Conotação, linguagem, Wittgenstein

Resumo

Analisar a conotação formativa da linguagem quando travada pelo conhecimento metafísico é a meta proposta da investigação, tendo como referência a filosofia de Ludwig Wittgenstein (1889-1951). Bem sabemos, em relação ao conhecimento, desde a Grécia antiga ou medieval e, ainda hoje, grande parte dos filósofos insistem em construir um sistema de proposições universalmente válidas. Para tanto, é necessário, antes de tudo, fazer uma exposição histórica das questões epistemológicas que levaram esse filósofo a entender que a linguagem é um caminho seguro e pode oferecer uma solidez não apenas à linguagem, mas também ao trabalho da filosofia. E assim, em seguida, debruçar à demonstração das razões que nos levam a entender que as pretensões filosóficas nem sempre são legítimas como assim pensavam os tradicionais da filosofia. Digamos de passagem, nossa reflexão é trivial na esfera filosófica. Alavancado metodologicamente por uma trilha analítica, o trabalho se divide em dois momentos, o primeiro, aborda questões sobre o conhecimento metafísico e a aparente pretensão finalística de um suposto conhecimento metafísico, num segundo momento, trata-se de investigar a linguagem na dimensão dos jogos de linguagem. As fontes principais de investigação são: Tractatus Logico-Philosophicus (1968) e, Investigações Lógicas (1999).                   

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Biografia do Autor

José de Oliveira, Universidade Federal de Jataí

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, bolsa Capes na Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre pelo PPGE na Universidade Federal de Goiás. Pós-grauação em Comunicação Social, Universidade de São Francisco SP Licenciado em Filosofia pela ESESEE/Brusque Santa Catarina, Formado Administração Rural - UFLA - Lavras, MG. Professor Adjunto da UAE/EDU da Universidade Federal de Goiás/REJ. Editor da Revista Itinerarius Reflectionis.oordenador grupo de paideia aristotélica e tomista. Coordenador do Curso de Pedagogia (2005 a 2007) da Regional Jataí. Tem experiência na área de filosofia da educação,  paideia clássica, etica aristotélica, em história da educação com ênfase em cultura e processos educacionais. 

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

de Oliveira, J. (2021). Conotação formativa da linguagem em Ludwig Wittgenstein. Revista De Educação Da Unina, 2(3). https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.70

Edição

Seção

Artigo