A influência do legado Freireano na organização do trabalho pedagógico em tempos de pandemia.

Autores

  • Jéssica Villanova do Nascimento Prefeitura Municipal de Pinhais
  • Anadir dos Reis Miranda
  • Eliana Nunes Maciel Bastos

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.60

Palavras-chave:

Educação., Paulo Freire., Democracia.

Resumo

Este artigo aborda a experiência de organização do trabalho pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Pinhais/PR em tempos de pandemia, a qual foi amplamente fundamentada nos princípios Freireanos de liberdade, autonomia, dialogicidade, amorosidade, em suma, na necessidade de humanização dos processos pedagógicos em prol da construção de uma educação e de uma sociedade mais justa, equânime e inclusiva. Entendeu-se, enquanto rede municipal de ensino, que as incertezas trazidas pelo contexto da pandemia exigiriam mais do que nunca uma gestão e prática pedagógicas imbricadas pela amorosidade, pela escuta, pela troca, pelo esforço em compreender e respeitar o lugar e a perspectiva do outro, enfim, pela construção coletiva pautada na ação de todos e todas. Somente a partir desta perspectiva seria possível garantir minimamente os direitos de aprendizagem de educandas e educandos da rede municipal, os quais repentinamente se encontraram “fora” da escola, carentes das interações sociais e educacionais, menos assistidos pelo poder público. Nesse sentido, mostrou-se fundamental resgatar princípios Freireanos e democráticos, entendendo-se que os diferentes sujeitos da comunidade escolar - profissionais da educação, familiares e responsáveis, educandos e educandas - precisariam enfrentar o grande desafio de estabelecer relações ainda mais amorosas, dialógicas e inclusivas à distância, fazendo uso, em grande parte, de ferramentas de interação remota.    

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Villanova do Nascimento, J., dos Reis Miranda, A. ., & Nunes Maciel Bastos, E. . (2021). A influência do legado Freireano na organização do trabalho pedagógico em tempos de pandemia. Revista De Educação Da Unina, 2(3). https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.60

Edição

Seção

Artigo