Território e cor da violência, racismo no Brasil e seus desdobramentos na escola: contribuição do pensamento de Paulo Freire sobre a educação emancipadora das questões étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.71

Palavras-chave:

Democracia racial, Educação e Emancipação, Exclusão social, População negra, Violência escolar

Resumo

Neste artigo procuramos discutir a violência escolar como eixo estrutural da exclusão das populações periféricas, em especial aquelas em que o índice de concentração da população negra é maior. Assim, tratamos da persistência do racismo no Brasil como um fator que contribui para que o problema violência seja recorrente na nossa sociedade, principalmente na escola. Para isso, primeiramente, apresentamos um estudo teórico-histórico de modo a contextualizar a relação existente entre as desigualdades raciais e as desigualdades escolares. Por conseguinte, abordamos sobre a discussão freireana como instrumento de luta contra as desigualdades. Neste trabalho reforçamos e ampliamos a discussão sobre essa problemática, tecendo, dentre outras, considerações acerca do papel da escola e da atuação docente. Portanto, nosso objeto de estudo é a violência decorrente do racismo e nosso objetivo é compreender os mecanismos de exclusão de crianças e jovens privados de direitos elementares previstos em uma “democracia”. A escola é para “todos”, mas a educação é ainda para poucos. Concluímos que o negacionismo quanto à realidade do negro representa um ponto primordial para o entendimento da violência que circunda a escola e s sua superação se coloca a partir de um ideal de emancipação.

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Biografia do Autor

Viviane de Andrade Soares Sena, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Letras: Língua Portuguesa (2015) e mestrado em Letras: Estudos da Linguagem (2018) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É graduanda em Pedagogia pela UFOP. Faz parte da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf). Atua como Professora de Comunicação e Linguagens na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Apresenta interesse por: aquisição da escrita, texto e identidade, criança e infâncias, educação do campo.

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Silva, M., & de Andrade Soares Sena, V. (2021). Território e cor da violência, racismo no Brasil e seus desdobramentos na escola: contribuição do pensamento de Paulo Freire sobre a educação emancipadora das questões étnico-raciais. Revista De Educação Da Unina, 2(3). https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.71

Edição

Seção

Artigo