A História como pressuposto filosófico para a formação (política) docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i2.32

Palavras-chave:

Escola Pública, Organização do Trabalho Didático, Formação de Professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a matriz teórico-metodológica a Organização do Trabalho Didático, como fundamento para entender a História da Escola Pública Contemporânea. Considera-se que esse pressuposto é importante para formação docente na relação entre educador e educando. A base da análise sobre a discussão partirá da crítica ao modelo manufatureiro, ora negligenciado à formação docente, mas que consideramos fundamental para compreendermos a escola do nosso tempo. Para a realização do trabalho utilizamos a pesquisa qualitativa, com base na análise bibliográfica acerca da discussão sobre a produção da escola moderna. A análise sobre a teoria da história para compreensão do processo da formação docente será questão fundamental para a discussão da organização didática de nosso tempo. Nesta perspectiva será fundamental trazer para a discussão, algo que categoricamente está sendo banalizado nos dias de hoje, o ser humano e sua formação docente. Entendermos o sentido da organização do trabalho didático, a fim propiciarmos um mundo educativo melhor para os trabalhadores da educação básica.

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Biografia do Autor

  • José Santos , Univesidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Bacharel em Ciências Econômicas - Faculdades Integradas Augusto Motta (1990) - Lato Sensu em Administração Educacional - UNESP/Araraquara/SP (1995) , Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP - UNIMEP (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP (2009). Atualmente é Professor da Graduação nas áreas de Letras, Artes Cênicas e Geografia e; Pós-graduação stricto sensu em Educação Científica e Matemática, Mestrado Profissional, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS. Trabalha com os fundamentos em História e Filosofia da Educação, atuando nas linhas temáticas: Estado - Educação - Políticas Públicas - Sociedade.

  • Marcelo Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

    Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atuou como: Professor da Educação Básica (Ensino Médio) na Secretaria Estadual do Estado de São Paulo; Coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia nas modalidades a Distância (EaD), Presencial e Pós Graduação (Lato Sensu) do Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR), Professor, Substituto, no Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP no Campus Rio Claro-SP; Professor Titular e Tutor a Distância do Centro Universitário Claretiano de Batatais e Chefe do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Professor do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (DEEDU/ICHS/UFOP) nas cadeiras de Fundamentos e Políticas da Educação e Coordenador do Programa Institucional de Iniciação à Docência no sub projeto PIBID Afro/Indígena, é membro nos grupos de pesquisa Epistemologia e Teorias da Educação EPISTEDUC/UNICAMP; formação e profissão Docente FOPROFI/UFOP; Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena NEABI/UFO e Vice Coordenador Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Educação (NEPPPE). Tem experiência nas áreas de Filosofia e Políticas Públicas em Educação com atuação nas seguintes áreas: Filosofia e História da Educação, Ensino de Filosofia, Epistemologia e Teorias da Educação, Políticas Públicas em Educação e Gestão e Organização do Trabalho Escolar.

  • Letícia Recalde, Secretaria Municipal de Educação de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2014), é mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019). Foi tutora da Formação Integrando Saberes: iniciativas empreendedoras para o desenvolvimento da aprendizagem na educação profissional - modalidade EaD (SED). No momento atua como Professora de Geografia na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. Versa principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores, organização do trabalho didático, educação e trabalho, ensino de ciências e geografia escolar.

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Publicado

2021-05-06

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

A História como pressuposto filosófico para a formação (política) docente. (2021). Revista De Educação E Ensino Da Faculdade Unina, 2(2). https://doi.org/10.51399/reunina.v2i2.32