A alfabetização científica no ensino de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da experimentação

Autores

  • Stella Razoto da Silva Faculdade Unina
  • Santina Célia Bordini Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.169

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de ciências, Experimentação

Resumo

O presente artigo é o resultado de uma revisão de literatura sobre Alfabetização Científica (AC), por meio da experimentação, no ensino de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A AC é importante para formar sujeitos críticos, considerando que a maioria da população faz uso de incontáveis produtos da ciência e da tecnologia e/ou convive com eles, mas pouco reflete sobre os processos envolvidos na sua produção. Dessa forma, esta pesquisa pretende problematizar como os conhecimentos científicos podem ser trabalhados na escola, no ensino de ciências, para oportunizar a AC dos estudantes. Sendo assim, a pergunta que norteia este trabalho de pesquisa é: como a experimentação nas aulas de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir para o desenvolvimento da AC dos estudantes? Ao se trabalhar esse enfoque nos anos iniciais no ensino de ciências, busca-se que os estudantes passem a compreender o mundo e suas transformações ao longo do tempo, permitindo que eles se vejam como membros participativos no mundo.

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Razoto da Silva, S., & Bordini, S. C. (2022). A alfabetização científica no ensino de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da experimentação. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 2(2). https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.169

Edição

Seção

Artigos