O uso dos jogos de tabuleiro para a alfabetização no ensino fundamental I – segundo ano

Autores

  • Luiza Leticia Carvalho de Lara
  • Sandra Mara de Lara

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.191

Palavras-chave:

Jogos de tabuleiro, Alfabetização, Aprendizagem ativa, Recurso pedagógico

Resumo

Este estudo abordou o uso de jogos de tabuleiro como recurso pedagógico para auxiliar no processo de alfabetização no segundo ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi compreender os benefícios e as possibilidades oferecidas pelos jogos de tabuleiro no contexto educacional, especificamente na alfabetização. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, buscando entender a dinâmica das relações sociais no ambiente educacional. A fundamentação teórica foi baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), de 1998, que apontam para a importância do jogo no processo de construção do conhecimento. Além disso, foram considerados autores como Gerhardt e Silveira (2009), que destacam a relevância da pesquisa qualitativa e da compreensão das relações sociais, e Paulo Freire (2002), que ressalta a valia de criar possibilidades para que o aluno construa seu próprio conhecimento. Os resultados mostraram um aumento na disposição e no interesse das crianças em relação à aprendizagem da leitura e da escrita quando os jogos de tabuleiro foram utilizados. Esse recurso pedagógico contribuiu para o progresso dos alunos, promovendo uma abordagem que estimula a construção do conhecimento e uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, o papel do professor é fundamental na criação de possibilidades de aprendizado, utilizando o jogo como um mecanismo eficaz nesse processo. O uso desses jogos como recurso pedagógico pode promover um ensino mais engajador, favorecendo a construção do conhecimento e contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Sealf/Secretaria de Alfabetização. Formação Continuada em Práticas de Alfabetização. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/5401/informações Acesso em: 10/06/2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRUNER, J. S. Uma Nova Teoria de Aprendizagem. São Paulo: Bloch Editores 1976.

DOHME, Vania. Atividades Lúdicas na Educação. São Paulo: Vozes 2005.

FEIJÓ, O. G. O Corpo e Movimento. Rio Janeiro: Shape 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 22ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GERHARDT, T. A.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre, editora da UFRGS, 2009.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Carvalho de Lara, L. L., & Mara de Lara, S. (2023). O uso dos jogos de tabuleiro para a alfabetização no ensino fundamental I – segundo ano. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 3(1). https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.191

Edição

Seção

Artigos