A perspectiva de educação popular de Paulo Freire e o trabalho da pedagoga: um diálogo possível

Autores

  • Grazielle Kusma Baisan Fernandes Faculdade Unina
  • Marcus Quintanilha da Silva Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.80

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação Popular, Escola Cidadã, Trabalho Pedagógico

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo estabelecer um diálogo sobre possibilidades do embasamento das atribuições da pedagoga na organização do trabalho pedagógico a partir de alguns pressupostos da educação popular freiriana. Partindo de uma revisão literária, buscou-se retomar as principais conceituações da educação popular freiriana, compreender as funções essenciais do pedagogo na organização pedagógica e promover um diálogo entre as possibilidades de o trabalho pedagógico ser pautado na perspectiva da educação popular. Os resultados evidenciaram que é possível o diálogo entra metodologia de Freire e a organização pedagógica, através da proposição, por parte da pedagoga, de instrumentos para a transformação social, de sua atuação na construção do projeto político pedagógico, da formação continuada, de atividades de gestão, administrativas e pedagógicas, da condução do processo de avaliação, tendo como base o diálogo, a participação comunitária, valorização dos saberes prévios e do contexto no qual a escola se insere, desenvolvimento do olhar crítico e a práxis como um elemento norteador de seu trabalho e dos demais profissionais da instituição.

Biografia do Autor

Grazielle Kusma Baisan Fernandes, Faculdade Unina

Licenciada em Pedagogia – Faculdade Unina. Pós-graduanda em MBA – Gestão Estratégica
de Pessoas – Faculdade Descomplica

Marcus Quintanilha da Silva, Faculdade Unina

Doutor em Educação – UFPR. Professor do Magistério Superior – Faculdade Unina

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

Kusma Baisan Fernandes, G., & Quintanilha da Silva, M. (2021). A perspectiva de educação popular de Paulo Freire e o trabalho da pedagoga: um diálogo possível. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 1(2). https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.80

Edição

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