Contação de histórias na educação infantil e as tecnologias como ferramentas pedagógicas

Autores

  • Fabiula Candida da Silva Faculdade Unina
  • Luis Gabriel Venancio Sousa Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.83

Palavras-chave:

Educação Infantil, Contação de Histórias, Tecnologia

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar se e como as tecnologias digitais são apresentadas em propostas pedagógicas de contação de histórias para crianças da Educação Infantil. Abordar a contação de histórias na Educação Infantil e as tecnologias como ferramenta pedagógica torna-se relevante porque as histórias, quando contadas, permitem que professores interajam com o seu educando, podendo despertar o gosto pela leitura e, com isso, colaborando para a formação de leitores. Além disso, investigar como tecnologias digitais podem ser usadas na práxis docentes é importante, uma vez que diversos artefatos fazem parte do cotidiano das crianças. Nesse contexto, o presente estudo consiste em pesquisa de caráter qualitativo de cunho interpretativista. Para tanto, os dados para a análise foram gerados no site da Revista Nova Escola, onde foram selecionadas dez propostas, indicadas para professores que atuem na Educação Infantil, cuja abordagem fosse relacionada a práticas de contação de histórias. Teoricamente, nos ancoramos nos estudos de Abramovich (2009), Kenski (2007), Coelho (1999), entre outros. Como resultados, aventamos que a contação de histórias é utilizada nas propostas pedagógicas como sinônimo de leitura. Ademais, identificamos que as tecnologias, em sua grande maioria, são aquelas analógicas, tidas, aparentemente, como tradicionais, deixando as tecnologias digitais ainda de forma tímida como recurso para a contação de histórias.

Biografia do Autor

Fabiula Candida da Silva, Faculdade Unina

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Unina.

Luis Gabriel Venancio Sousa, Faculdade Unina

Doutorando em Linguística (UFSC), Mestre em Estudos de Linguagens (UTFPR), Professor
na Faculdade Unina

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: competência gerais da educação. Brasília, DF: secretaria da educação, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 5 abr. 2020.

CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo. 2. ed. Porto alegre: Artmed, 2007.

CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. Editora da UFSC, 2016.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.

______. Educação e Tecnologia: O novo ritmo da informação. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2007. (Coleção Papirus Educação).

NOVA ESCOLA. Atuando como personagens da história. Nova Escola. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4126/atuando-como-personagens-da-historia. Acesso em: 11 set. 2020.

______. Brincadeiras com linguagem: Leitura de História. Nova Escola. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4177/brincadeiras-com-linguagem-leitura-de-historia. Acesso em: 11 set. 2020.

______. Brincar com narrativas de histórias para bebês. Nova Escola. 2018.Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3395/brincar-com-narrativas-de-histo53rias-para-bebes. Acesso em: 11 set. 2020.

______. História sonorizada. Nova Escola. 2018a. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2897/historia-sonorizada. Acesso em: 11 set. 2020.

______. Instigar o interesse dos bebês pelas ilustrações de história. Nova Escola.2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4170/instigar-o-interesse-dos-bebes-pelas-ilustracoes-de-historias. Acesso em: 11 set. 2020.

______. Leitura musical para bebês. Nova Escola. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4473/leitura-musical-para-bebes. Acesso em: 11 set. 2020.

______. Motivar a interação dos bebês por elementos de histórias. Nova Escola. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3854/motivar-a-interacao-dos-bebes-por-elementos-de-historias. Acesso em: 11 set. 2020.

______. Recontando uma notícia de jornal. Nova Escola. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4363/recontando-uma-noticia-de-jornal. Acesso em: 11 set. 2020.

______. Recontar um conto. Nova Escola. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4361/recontar-um-conto. Acesso em: 11 set. 2020.

______. Um novo final para uma história. Nova Escola. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4848/um-novo-final-para-uma-história. Acesso em: 11 set. 2020.

TAHAN, Malba. A arte de ler e contar histórias. Rio de Janeiro: Conquista, 1961.

______. Uma história contada com massinha. Nova Escola. 2018b.Disponível em: https://nova escola.org.br/plano-de-aula/3890//. Acesso em: 11 set. 2020.

______. Explorando o texto da receita. Nova Escola.2019c. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4130//. Acesso em: 11 set. 2020.

______. Histórias com engano. Nova Escola.2018d. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3382//. Acesso em: 11 set. 2020.

______. Linguagem oral na Educação Infantil. Nova Escola.2007. Disponível em: https://nova escola.org.br/plano-de-aula/3327//>. Acesso em: 11 set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

Candida da Silva, F., & Gabriel Venancio Sousa, L. . (2021). Contação de histórias na educação infantil e as tecnologias como ferramentas pedagógicas. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 1(2). https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.83

Edição

Seção

Artigos