A representação do personagem negro na literatura infantojuvenil e a sua influência na construção da subjetividade do aluno negro

Autores

  • Viviane Mariana Rodrigues Pimenta Faculdade Unina
  • Sonia Maria Packer Hubler Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.167

Palavras-chave:

Literatura Infantojuvenil, Personagens negros, Subjetividade

Resumo

A escola exerce papel fundamental na formação da imaginação e no desenvolver da subjetividade do aluno, pois oportuniza, de forma significativa, o contato com diferenças e semelhanças por meio da comunidade escolar. Os livros literários também são uma forma de identificação da criança, através dos seus personagens e ilustrações, e o modo como são apresentados em sala poderá contribuir de forma significativa - positiva ou negativamente - para a formação subjetiva do indivíduo. Este artigo, de cunho bibliográfico, teve como objetivo entender como personagens negros aparecem na literatura infantojuvenil e se há influência dessas características e posições na construção da subjetividade do aluno negro. Finalizando a pesquisa, apresentam-se evidências de que livros de literatura nos quais personagens negros são representados de forma negativa e desigual podem influenciar na construção da subjetividade do aluno. A escola e o professor são fundamentais na escolha de livros cujos personagens negros sejam representados e posicionados de forma positiva, levando em conta suas características, história e ancestralidade.

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Rodrigues Pimenta, V. M., & Packer Hubler, S. M. (2022). A representação do personagem negro na literatura infantojuvenil e a sua influência na construção da subjetividade do aluno negro. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 2(2). https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.167

Edição

Seção

Artigos