As competências do profissional revisor de texto: algumas reflexões

Autores

  • Cintia Mara de Lina Morva Faculdade Unina
  • Sônia Maria Packer Hubler Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.170

Palavras-chave:

Revisor de texto, Competência, Área de atuação

Resumo

O presente artigo compõe-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa sobre as competências necessárias para o desempenho do revisor de texto. Está organizado em um único capítulo com três subdivisões: as principais competência de um revisor, a variação linguística e as áreas de atuação. Tem como objetivo abordar aspectos que formam as competências do revisor e seus principais campos de trabalho: revisão editorial, revisão de textos acadêmicos e revisão de textos publicitários. Como resultado, pode-se constatar que a revisão procura consertar possíveis problemas com relação à estrutura, ao aspecto linguístico e ao conteúdo do texto. Conclui-se que o revisor, além de conhecer bem as normas da língua, necessita de amplas habilidades para desempenhar seu papel, em virtude de uma esfera que abrange todas as áreas do conhecimento humano.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CEGALLA, D. P. Nova minigramática da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

COELHO NETO, A. Além da revisão: critérios para revisão textual. 3. ed. Brasília: Editora Senac, 2017.

KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.

LEMOS, M. E. A relevância do trabalho do revisor de textos: Um estudo para além da revisão linguístico-gramatical. 49 p. Monografia (Bacharelado em Letras) – Universidades Federal de Pelotas, Centro de Letras e Comunicação, Pelotas, 2014.

LEMOS, M. E. Fundamentos à prática de revisão de textos. Porto Alegre: Metamorfose, 2017.

MACHADO, C. Manual de sobrevivência do revisor. E-Book: Moinhos, 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Â. P. MACHADO, A. R. BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

UNESCO. Declaração Universal dos Direitos Linguísticos. Disponível em:<http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/a_pdf/dec_universal_direitos_ linguisticos.pdf> Acesso em: 13 set. 2021. VERISSIMO, L. F. Cuidado com os revisores. VIP exame, p. 36-37, mar. 1995.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

de Lina Morva, C. M., & Packer Hubler, S. M. (2022). As competências do profissional revisor de texto: algumas reflexões. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 2(2). https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.170

Edição

Seção

Artigos