A descoberta da surdez de recém-nascidos: algumas orientações às mães

Autores

  • Sandra Mara Alves Siqueira
  • Sonia Maria Packer Hubler

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.189

Palavras-chave:

Bebês surdos, Mães, Orientações, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo visa investigar as dificuldades enfrentadas por mães de bebês surdos, desde o momento do teste da orelhinha, na maternidade, e quais são os encaminhamentos e orientações dos órgãos responsáveis do Sistema Único de Saúde (SUS), até a chegada da criança à Educação Infantil. A pesquisa, de cunho qualitativo, é realizada por meio de revisão bibliográfica e caracteriza as duas abordagens sobre a surdez ao longo da história - a clínico-terapêutica e a socioantropológica -, apontando a melhor opção para o ensino da criança surda. O estudo evidenciou a importância de as mães de bebês surdos receberem, o quanto antes possível, informações sobre o teste de surdez BERA, bem como orientações sobre as fases do desenvolvimento infantil e sobre a importância de frequentarem precocemente escolas bilíngues de surdos. Nessas escolas, terão contato com seus pares e poderão adquirir a Libras de base linguística forte, o que facilitará, posteriormente, a aprendizagem da Língua Portuguesa na modalidade escrita, condição importante para o êxito escolar e o exercício pleno da cidadania.

Referências

CANTARELLI, Francielli. Crianças Surdas e Direito Linguístico. Youtube, 10. mai. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lfpCv484ST8>. Acesso em: 08.set.2021.

CURITIBA, 2017. Diretrizes da Inclusão e Educação de Curitiba: Diálogos com a BNCC. . Acesso em: 02.out.2021.

CURITIBA. Prefeitura Municipal de Curitiba. Secretaria Municipal da Educação. Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). <https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/centros-municipais-de-educacao-infantil-cmei-ate-5-anos-bercario-ao-pre-ii/5808>. Acesso em: 02.out.2021.

CURITIBA. Prefeitura Municipal de Curitiba. Secretaria Municipal da Educação. CMAEE. Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE). <https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/centro-municipal-deatendimento-educacional-especializado-cmaee/5807>. Acesso em 02.out.2021.

DE MEDEIROS MUNHOZ, Sílvia Raposo. Um Programa de Triagem Auditiva Neonatal: Efetividade e Ações Educativas. Universidade Metodista de Piracicaba, 2007.

FERNANDES, Sueli; JESUS, Jefferson Diego de. Educação bilíngue para surdos/as: um estudo comparativo da escola bilíngue e do atendimento educacional especializado (AEE) na escola inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1628-1648, jul./set. 2016. Disponível em: E-ISSN: 1982-5587.

GARRUTTI-LOURENÇO, Erica Aparecida; DE CAMPOS, Sandra Regina Leite; DE OLIVEIRA HOLANDA, Jéssica. A Educação na Orientação dos pais de Bebês e crianças surdas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, n. 2, p. 578-601, 2020.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Mara Alves Siqueira, S., & Maria Packer Hubler, S. (2023). A descoberta da surdez de recém-nascidos: algumas orientações às mães. Cadernos Acadêmicos Unina De Educação, 3(1). https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.189

Edição

Seção

Artigos