Identidade docente: o que é ser professor

Autores

  • Luis Gabriel Venancio Sousa FACULDADE UNINA/UFSC
  • Bernardo Alexandre Intipe UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.101

Palavras-chave:

Identidade Docente, Atuação, Professor

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

ARAÚJO, Júlio. "Reelaborações de gêneros em redes sociais". In: ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson (Orgs). Redes sociais e o ensino de línguas: o que temos a aprender? 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva. Curadoria Digital: o importante papel do professor como curador de recursos educacionais digitais. In: FINARDI, K.; TÍLIO, R.; BORGES, V.; DALLAGNELO, A.; RAMOS FILHOS, E. (org.) Transitando n(a) linguística aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. INEP. Censo Escolar 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_censo_escolar_2019.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Inquietudes e desacordos: a leitura do óbvio. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Lentes para o estudo da construção da identidade docente. v. 7, n. 1, Viçosa: Educação em Perspectiva, p. 9-34, 2016. Disponível em: .

FARIA, Ederson de; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. V. 15, n. 1. São Paulo: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, p. 35-42, 2011. Disponível em: .

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013[1996].

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

GIACOMIN, Letícia Melo. O ensino de conhecimentos gramaticais na escola: em busca de ressiginificações. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.

GOMES, Alberto Albuquerque. Conceito de identidades e a identidade profissional docente. In: Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 15, n. 3, p.42-53, 2018. Disponível em:

https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2481/2493. Acesso em: 01.set.2021.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A. 1999. Disponível em: . Acesso em: 1.set.2021.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Traduções de Tomaz Tadeu da Silva. 15 ed. Petrópolis/RJ: 2019[2014].

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Tradução de Enio Paulo Gianchini. 2 ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2019a[2017].

HAN, Byung-Chul. Sociedade da Transparência. Tradução de Enio Paulo Gianchini. 2 ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2019b[2017].

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Santa Cruz do Sul: Signo, v. 32 n. 53, p. 1-25, 2007.

KLEIMAN, Angela B. Processos identitários na formação profissional – o professor como agente de letramento – In: Correa, Manoel Luiz Gonçalves e

Boch, Françoise (orgs.). Ensino de língua: representação e letramento.

Campinas, SP: Mercado de letras, 2006. p.75-91.

KLEIMAN, Angela B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Filologia e Linguística Portuguesa, Brasil, n. 8, p. 409-424, ago. 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59763>. Acesso em: 27 ago. 2021.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto: Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio, 2, ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1965 [1976].

LURIA, Alexander Romanovich. O Desenvolvimento da Escrita na Criança. In: VIGOTSKII, Lev S.; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV Alex N.. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone - Editora da Universidade de São Paulo, 2010 [1988].

MARTINS, Maria Sílvia Cintra. O fetichismo do indivíduo e da linguagem no enfoque da psicolinguística. – In: Duarte, Newton. (Org). Crítica ao fetichismo da individualidade. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2012 [2004].

MIRANDA, Ana Paula Araújo Dini de. Letramento e alfabetização: resgate do papel do professor no ato de aprender e ensinar. Dissertação de Mestrado. São Paulo: s.n., 2012. Disponível em: . Acesso em: 01.set.2021.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: ______ (org.). Linguística aplicada na modernidade recente. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 15-37.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Linguística Aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 85-105.

RODRIGUES, Nara Caetano. A construção dialógica do discurso do professor de língua portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

RUCISNKI, Vilson Rodrigo Diesel; ROHLING, Nívea. “A missão de ensinar”: discursos sobre a identidade docente em comentários online. Letras Magna. v. 22. 2018. p. 295-316.

SIBILIA, Paula. Redes ou Paredes: a escola em tempos de dispersão. trad.: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In BAGNO, Marcos. (org.). Linguística da Norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 155-177.

VAZ, Avelino. Identidade docente no relato de professores de português da Guiné-Bissau. Dissertação de Mestrado. Lavras: [...], 2021. Disponível em: < DISSERTAÇÃO_Identidade docente no relato de professores de português da Guiné-Bissau.pdf (ufla.br) > Acesso em: 31 ago. 2021.

VENANCIO SOUSA, Luis Gabriel. A curadoria na formação inicial do professor de Língua Portuguesa: uma análise dialógica. Dissertação de Mestrado. Curitiba: UTFPR, 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-12

Como Citar

Venancio Sousa, L. G. ., & Alexandre Intipe , B. . (2022). Identidade docente: o que é ser professor . Revista De Educação Da Unina, 3(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.101

Edição

Seção

Ensaio