As Redes Sociais como espaço formativo: um estudo sobre o Facebook na pandemia da Covid-19

Autores

  • Daniela Pedroso Faculdade UNINA
  • Barbara Lourenço Faculdade Fidelis

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.104

Palavras-chave:

Redes Sociais, Pandemia, Educação

Resumo

Esse estudo tem por objetivo desvelar as redes sociais como um espaço formativo e não apenas de entretenimento e retratar como esse fenômeno se intensificou no período da pandemia de Covid-19. A Pandemia obrigou a população mundial a adotar medidas de contenção, dentre elas o isolamento social. Foi nesse momento que a internet se tornou uma das possibilidades de dar continuidade aos estudos de milhares de estudantes por meio das redes sociais.  Com a internet como aliada da educação, muitos professores, buscaram conhecer melhor as ferramentas disponíveis. As conhecidas redes sociais, desde a sua crianção, tem o intuito de buscar conectar pessoas de todas as partes e as reunir por um interesse em comum. Dentre as mais populares estão o Instagram,  o Youtube e o Facebook, que são as redes abordadas durante essa pesquisa. No entanto, o foco principal desta investigação é o Facebook.  Por meio, do método de Estudo de caso nos aproximaremos da página criada pelo professor Rodrigo Saballa, voltada a conteúdos direcionados a educação.  Mas, é importante ressaltar que dentro desse espaço, ele compartilha também momentos pessoais, assim como, materias produzidos por ele como livros, cursos, lives,entre outros. As redes sociais desenvolveram um importante papel para educação durante a pandemia. E é por meio deste estudo, que comprovaremos esse fenômeno. Demonstrando, ainda que ela é uma grande aliada da educação, ao oferecer inúmeras possibilidades, não apenas para alunos, mas para professores, que foram retirados de suas zonas de conforto durante a pandemia de Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRANET. 40% dos brasileiros não têm acesso a internet. 2019. Disponível em: < https://www.abranet.org.br/Noticias/IBGE%3A-40-milhoes-de-brasileiros-nao-tem-acesso-a-Internet-3345.html?UserActiveTemplate=site#.YkzRI8jMLcd >. Acesso em: 10/ 2021.

ADAMI, Anna. Redes sociais. In: InfEscola, São Paulo, v.1, jan. 2011. (Artigo de revistas). Disponível em: < https://www.infoescola.com/sociedade/redes-sociais-2/ >. Acesso em: 10/ 2021.

BELING, Fernanda. As 10 maiores redes sociais. Oficina da Net. Redes Sociais. Disponível em: < https://www.oficinadanet.com.br/post/16064-quais-sao-as-dez-maiores-redes-sociais > Acesso em : 10/2021.

BRASIL. MEC: portal do MEC, calendários escolares/ Pandemia, 2020.Disponivel em: < http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2020-pdf/144511-texto-referencia-reorganizacao-dos-calendarios-escolares-pandemia-da-covid-19/file. Acesso em 10/2021.>

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

GALASSO, Bruno José Betti; LIMA, Rayanne Luiza Quirino de. As contribuições das tecnologias assistivas na educação profissional e tecnológica na modalidade EAD. Anais do CONEDU- IV Congresso Nacional de Educação. Educação como (Re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Maceió, 2020.

FAGUNDES, Edimara; PEDROSO, Daniela. Docência em tempo de pandemia: desafios e enfrentamentos. IN: ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges (Org). Nenhum a menos na escola. Curitiba: Editora CRV, 2021.

LAPA, Andrea Brandão; COELHO, Isabel Colluci; SCHWERTL, Simone leal. As redes sociais como um espaço público educador. 37ª Reunião Nacional da ANPEd . Florianópolis: UFSC, 2015.

MENEZES, M. A. A. Método do caso e estudo de caso: uma abordagem epistemológica. Revista Justiça e Educação, v. 1, n. 1, p. 2–11, jul./dez. 2012.

OPAS (Organização Pan-americana da Saúde). Histórico da pandemia de COVID – 19. 2020. Disponível em:< https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19.> Acesso em 10/2021.

O QUE É REDE SOCIAL. 2021. Disponivel em: <https://resultadosdigitais.com.br/especiais/tudo-sobre-redes-sociais/ > acesso em 10/2021.)

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

ROCHA, Luiz. Aulas Não presenciais em tempos de pandemia. Virtual Books, 2020.

SANTANA, Camila; SALES, Kathia. Aula em casa: Educação, tecnologias digitais e pandemia COVID-19. Interfaces. 2020. Disponível em: < https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181 > Acesso em 09 2021

Downloads

Publicado

2022-05-12

Como Citar

Pedroso, D., & Lourenço, B. (2022). As Redes Sociais como espaço formativo: um estudo sobre o Facebook na pandemia da Covid-19. Revista De Educação Da Unina, 3(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.104

Edição

Seção

Artigo