Visualização Matemática e suas relações

Autores

  • Alessandra Hendi dos Santos UNINA
  • Márcia Ines Schabarum Mikuska

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.106

Palavras-chave:

Visualização, Educação Matemática, Aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre a visualização evidenciando as compreensões em relação a visão, percepção e representação, rompendo com algumas ambiguidades referente ao termo. O percurso metodológico desenhado para esse estudo se fundamenta na abordagem qualitativa, de natureza exploratória, na qual propõe-se buscar o que há de característico e particular na situação analisada. Para compreender a visualização e suas possibilidades no ensino e aprendizagem de matemática, propomos abordar as concepções que estão relacionadas e ocasionalmente são tidas como sinônimos à visualização. Desta forma pretendemos, além de estudar cada concepção separadamente, refletir sobre a maneira com a qual eles se relacionam. Diante disso, a questão que norteia essa pesquisa é: quais as possíveis relações entre a visualização, visão, percepção e representação na aprendizagem matemática? Consideramos a visualização como uma forma de pensamento, de raciocínio, de concretizar o abstrato e, principalmente, uma forma de fazer matemática, alimentando a intuição e a imaginação. Assim, compreendemos que a correspondência entre essas concepções se desenvolve em torno da atividade matemática, na interpretação do que é visto, na descoberta de novas relações, na representação do que não está ao alcance dos olhos e na concretização dessa atividade matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo a geometria fractal para a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

BLANCO, Teresa Fernández. Atendiendo habilidades de visualización en la Enseñanza de la geometría. IX Festival Internacional de Matemática (pp. 21-33). Quepos, Punteranas, Costa Rica: Universidad de Santiago de Compostela, 2014. Disponível em <http://revistas.tec.ac.cr/index.php/memorias/article/view/2505/2293> Acesso em 30 março 2019.

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas: Estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Instituto Sidarta. Porto Alegre: Penso, 2018.

BORWEIN, Peter; JÖRGENSON, Loki. Visible Structures in Number Theory The American Mathematical Monthly, vol. 108, no. 5, pp. 897-910, 2002.

BURATTO, Ivone Catarina. Historicidade e Visualidade: Proposta para uma nova narrativa na Educação Matemática. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

CIFUENTES, José Carlos. Dos Conteúdos de Ensino à Dinâmica do Conhecimento: uma aventura pedagógica na 'Floresta Matemática'. REVEMAT, v. 11, p. 46-65, 2016.

DUVAL, Raymond. Representation, vision and visualization: Cognitive functions in mathematical thinking. Basic issues for learning.” In Proceedings of the 21st North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Morelos, Mexico, 3-26. 1999. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED466379.pdf >. Acesso em: 08 abril 2019.

DUVAL, Raymond. Registros de representações semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Organização de Silvia Dias Alcântara Machado, p.11- 33. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.

DUVAL, Raymond. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianópolis, v. 07, n. 2, p.266-297, 2012.

EUCLIDES. Os Elementos. Trad. Irineu Bicudo. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

GUSMÃO, Lucimar Donizete. A elaboração de uma epistemologia da imaginação e da intuição no campo da matemática e implicações para a educação matemática: diálogos com Henri Poincaré e Gaston Bachelard. Tese (Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.

GUZMÁN, Miguel. The role of visualization in the teaching and learning of mathematical analysis. In: Proceedings of the International Conference on the Teaching of Mathematics (at the Undergraduate Level) (2nd, Hersonissos, Crete, Greece, 25p. July 1-6, 2002. <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED472047.pdf> Acesso em 11 fevereiro 2019.

SAES Sílvia Faustino de Assis. Percepção e Imaginação. 01. ed. São Paulo: Martins Fontes, v. 01. 75p, 2010.

VALE, Isabel. Das tarefas com padrões visuais à generalização. XX SIEM. Em J. Fernandes, H. Martinho & F. Viseu (Org.). Actas do Seminário de Investigação Matemática, pp. 35-63. VC: APM, 2009.

VALE, Isabel. A criatividade nas (re)soluções visuais de problemas. Educação e Matemática, n. 135, p. 9 – 15, 2015.

Downloads

Publicado

2022-05-12

Como Citar

dos Santos, A. H., & Schabarum Mikuska, M. I. (2022). Visualização Matemática e suas relações . Revista De Educação Da Unina, 3(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.106

Edição

Seção

Artigo