Ensino por meio de laboratórios virtuais durante a pandemia de Covid-19: estudo de caso sobre inclusão digital no estado do Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.109

Palavras-chave:

Extensão universitária, Laboratório virtual, Tecnologia educacional

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o projeto de extensão do CESMAC EaD, Laboratórios Virtuais de Química e Física no ensino médio: práticas de aprendizagem em tempos de pandemia. O projeto encontra-se na fase de formação da equipe de multiplicadores do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (CECITE), da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC-AL). Tem por objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Médio, da rede pública de ensino do Estado de Alagoas, experiências de aprendizagens de física e química contextualizadas, com uso de simulações práticas em laboratórios virtuais, visando maior engajamento, melhor desempenho nos processos de aprendizagem e, consequentemente, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para o desenvolvimento do projeto estão sendo disponibilizados, gratuitamente, para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do Estado de Alagoas, seis Laboratórios Virtuais de Química e Física durante 12 meses – pelo CESMAC EAD, ALGETEC e GRUPO +A Educação.

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Biografia do Autor

Dyjalma Antonio Bassoli , CESMAC

Doutor em Ciências EESC USP, Mestre em Bioengenharia (USP), Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (1990) e Licenciado em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Coordenador de EAD do Centro Universitário Cesmac (2020 - atual). Pró-Reitor de Educação a Distância no Centro Universitário Barão de Mauá (2015-2019). Coordenador Acadêmico-Administrativo de Educação a Distância da Universidade de Ribeirão Preto (2008-2015), onde também foi membro do Conselho Universitário, do Grupo Gestor e do Colegiado de área de Humanas. Coordenador Geral de EAD do Centro Universitário Claretiano (2002 a 2008). Presidente do Conselho de Ética da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância, 2009-2011). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4768-5863

Edileine Vieira Machado da Silva , CESMAC

Possui graduação em Letras e Pedagogia, mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana), doutorado em Educação e pós-doutorado pelo Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche (C.I.R.F.) - Roma-Itália (2014). Atualmente é consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), avaliador de curso institucional ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), professor colaborador no doutorado em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas), coordenadora do Programa Residência Pedagógica do Centro Universitário CESMAC, coordenadora das licenciaturas Pedagogia e Letras EaD do Centro Universitário CESMAC, coordenadora local do Dinter Letras Cesmac/PUCMinas e professor titular do Centro Universitário CESMAC. https://orcid.org/0000-0002-0867-4689

Artieres Estevao Romeiro , UTPL Equador

Doutor em Educação pela UFSCar, Mestre em Filosofia da Educação pela Unicamp e graduado em Filosofia pelo Claretiano - Centro Universitário. Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI Canadá). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Uninter. Atualmente é Diretor Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Técnica Particular de Loja - Equador. É membro do grupo de pesquisa Teoria Crítica e Educação. Possui experiência em Gestão de EaD e realiza estudos sobre Teoria Crítica e Educação, Avaliação de EaD, Gestão da Qualidade, Fundamentos da Educação https://orcid.org/0000-0002-6219-2867

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Publicado

2022-05-12

Como Citar

Antonio Bassoli , D. ., da Silva , E., & Romeiro, A. E. . (2022). Ensino por meio de laboratórios virtuais durante a pandemia de Covid-19: estudo de caso sobre inclusão digital no estado do Alagoas. Revista De Educação Da Unina, 3(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.109

Edição

Seção

Artigo