O método de conhecimento de Paulo Freire e a intervenção comunitária em Portugal

Autores

  • José Renato Polli
  • Nuno Fraga

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.111

Palavras-chave:

Intervenção comunitária, Método de Conhecimento de Paulo Freire

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar e discutir as bases epistemológicas constituintes do método de conhecimento de Paulo Freire e sua incidência prática em políticas de educação de adultos e formas de intervenção comunitárias em Portugal. Decorrentes da aplicação deste método, estas políticas organizadas após a revolução de 25 de abril de 1974 e as intervenções comunitárias coordenadas no âmbito do programa de pós-graduação em educação da Universidade de Madeira, são exemplos práticos de que o método e os princípios educacionais de Paulo Freire têm sido profícuos na constituição de meios de transformação da realidade social. Trata-se de uma tentativa de contribuir para com a análise desmistificadora da suposta falta de praticidade do método de conhecimento de Paulo Freire e da inexistência de experiências exitosas a partir dos seus pressupostos filosófico-pedagógicos.

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Biografia do Autor

José Renato Polli

Doutor em Educação (FEUSP), Pós-doutor em Educação (FE-UNICAMP), Pós-doutor em Estudos Interdisciplinares (CEIS20-Universidade de Coimbra). Professor colaborador no programa de pós-graduação do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. jpolli@unicamp.br

Nuno Fraga

[1] Doutor em Educação (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa). Pós-doutor em Educação (Universidade do Porto). Professor e Diretor do Centro de Investigação em Educação e do Curso de Mestrado em Ciências da Educação da Universidade da Madeira-Portugal. nfraga@staff.uma.pt

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Publicado

2022-05-12

Como Citar

Polli, J. R., & Fraga, N. (2022). O método de conhecimento de Paulo Freire e a intervenção comunitária em Portugal. Revista De Educação Da Unina, 3(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.111

Edição

Seção

Artigo