O Impacto da Pandemia da Covid19 no Ensino Fundamental I em Curitiba

Autores

  • Marli Pereira de Barros Dias Faculdade Unina
  • Cheila Cristina Zaluca

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i3.171

Palavras-chave:

Ensino remoto, pandemia, ensino-aprendizagem, Ensino fundamental I, Curitiba

Resumo

A pandemia da Covid 19, que atingiu o Brasil no ano de 2020 exigiu a tomada de decisões rápidas e impactou o ensino-aprendizagem. Ante a urgência do momento e o necessário isolamento social, o ano letivo teve continuidade por meio do ensino remoto, que nem sempre surtiu efeitos positivos na aprendizagem, sobretudo para àqueles(as) em situação de vulnerabilidade. Nesse contexto, esse artigo visa verificar como o ensino remoto impactou na aprendizagem de estudantes de escolas públicas do Ensino Fundamental I na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A problemática é a seguinte: quais os impactos do ensino remoto na aprendizagem dos(as) estudantes das escolas da RMEC e as lacunas deixadas pelo tempo da Covid 19 que poderão repercutir na vida futura de meninas e meninos, principalmente daqueles (as) em situação de vulnerabilidade? Visando responder a nossa problemática, recorremos a pesquisa bibliográfica sobre o assunto e a entrevistas semiestruturadas com professores(as) da RMEC. A partir de análises foi possível verificar o impacto do ensino remoto para os estudantes das escolas municipais de Curitiba, principalmente aqueles (as) em situação de vulnerabilidade, que praticamente não tiveram avanço, comprometendo a alfabetização, assim como e a socialização dos (as) mesmos (as).

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Pereira de Barros Dias , M., & Cristina Zaluca, C. (2022). O Impacto da Pandemia da Covid19 no Ensino Fundamental I em Curitiba. Revista De Educação Da Unina, 3(3). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i3.171