Grupo de estudos e pesquisas PAIDEIA/FE-UNICAMP: uma trajetória de luta e resistência
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v3i3.176Palavras-chave:
Epistemologia Dialética, Educação, Filosofia, PaideiaResumo
Apresenta alguns resultados da tese de doutoramento intitulada “Análise epistemológica da produção da pesquisa em filosofia e educação (1999-2019) do grupo PAIDEIA/UNICAMP”. Analisa a importância desse grupo de pesquisas para a produção científica do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, bem como para o debate educacional brasileiro. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos autores Jaeger (2013), Nunes (2019), Sánchez Gamboa (1987, 2009, 2011, 2012) e Saviani (2005).
Downloads
Referências
FERRARI, Pedro. A dinâmica da pesquisa na área de Filosofia e Educação no programa de pós-graduação em educação da FE/UNICAMP: teses de doutoramento defendidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA (1985-2002). 2008. 109p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606817. Acesso em: 2 jun. 2022.
GOERGEN, P. L. A Filosofia e a educação na pesquisa brasileira: a contribuição do Grupo Paideia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISAS E ESTUDOS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, V., 2021, Campinas. Saudação Inicial. Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP, 2021. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qDe2wqtI-ro. Acesso em 06 Jul. 2021.
JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução Artur M. Parreira; revisão do texto grego Gilson César Cardoso de Souza. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
NUNES, C. Apontamentos para a produção social de uma filosofia e de uma pedagogia dos direitos humanos na educação brasileira. In: NUNES, C. A. R.; POLLI, J. R. (orgs.). Educação e Direitos Humanos: uma perspectiva crítica. Jundiaí, SP: Edições Brasil, 2019.
SANCHEZ GAMBOA, Silvio Ancízar. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. 1987. 229f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574614. Acesso em: 2 jun. 2022.
SANCHEZ GAMBOA, S. A. PAIDEIA. Cadernos informativos Paideia. Campinas/SP, v. 1, n.1, Ano 1, março, 2009.
SANCHEZ GAMBOA, S. A. Grupos de pesquisa: limites e possibilidade na construção de novas condições para a produção do conhecimento. Motrivivência, Ano XXIII, n. 36, p.268-290, jun./2011SANCHEZ GAMBOA, S. A. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.
UNICAMP. Anuário Estatístico 2021 – Ano Base 2020. Universidade Estadual de Campinas, Assessoria de Economia e Planejamento. Disponível em: https://www.aeplan.unicamp.br/anuario/2021/anuario2021.pdf Acesso em 10 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.