A função didático-pedagógica das fotografias nos livros didáticos de geografia na visão dos autores

Autores

  • Alcimar Paulo Freisleben Professor visitante do curso de Geografia - Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.181

Palavras-chave:

Livro Didático de Geografia. Fotografia. Espaço urbano.

Resumo

Este trabalho busca entender a função didático-pedagógica das fotografias dos livros didáticos de Geografia (LDG’s) no aprendizado dos alunos e a importância deste instrumento no processo educativo contemporâneo. A metodologia utilizada foi da revisão bibliográfica em livros, artigos, dissertações, teses e documentos dos últimos anos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Para a coleta dos dados da pesquisa - que fez parte da tese de doutorado deste autor, defendida em 2018 no POSGEA-UFRGS - foram utilizados questionários, onde participaram dez professores/autores e pesquisadores do LDG oriundos de vários estados do Brasil. Assim, acreditamos que as fotografias do LDG podem ser um valioso recurso para os alunos compreenderem os conceitos geográficos, possibilitando que estes sejam agentes ativos da transformação social da escola e da sua cidade. A pesquisa demonstrou que quando o professor de Geografia trabalha a linguagem fotográfica em suas aulas, ele contribui diretamente para a construção de aprendizagens significativas, que irão trazer um sentido profundo a sua prática docente. Portanto é importante que o professor de Geografia aproxime seus alunos de metodologias baseadas na linguagem visual por meio de fotografias vinculadas nos LDG’s utilizados nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcimar Paulo Freisleben, Professor visitante do curso de Geografia - Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

Doutor em Geografia no POSGEA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre, na linha de Ensino de Geografia. Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Fco Beltrão-PR na linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia. É pesquisador nos grupos: ENGEO - Ensino e Práticas de Geografia e no RETLEE - Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas, ambos da UNIOESTE. Participou do Projeto de Extensão na UNIOESTE-FB: Estudos sobre Bakhtin: linguagem, pesquisa e formação. Foi Bolsista CAPES (Mestrado) e CAPES/PROEX (Programa de Excelência Acadêmica) (Doutorado). Atuou como Professor Colaborador do curso de Licenciatura em Geografia na UNIOESTE - Marechal C. Rondon-PR, lecionando as disciplinas de: História do Pensamento Geográfico, Estágio Supervisionado I (Práticas de Ensino I) e Estágio Supervisionado III (Práticas de Ensino III). Atuou como Orientador de Estágio Supervisionado em Geografia na mesma universidade. Atuou como professor substituto de Geografia (Regime PSS - SEED-PR) no Colégio Estadual Tancredo Neves em Fco Beltrão/PR. Atua como professor visitante na área de ensino de Geografia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) Foz do Iguaçu-PR.

Referências

BELMIRO, Celia A. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Educação & Sociedade. Ano XXI, no 72, ago/2000, p. 11-31.

BONDÍA, Jorge L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, ANPEd, Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19, p. 22-39. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_04 _JORGE_LARROSA_BONDIA. pdf. Acesso 14 março de 2023.

BURKE, Peter. Peter Burke ressalta a importância do uso de imagens como evidência na construção do saber histórico. Editora UNESP, 2017, p. 1-8. Disponível em: http://editoraunesp.com.br/blog/peter-burke-ressalta-a-importancia-do-uso-de-imagens-como-evidencia-na-construcao-do-saber-historico. Acesso em: 21 de março de 2023.

COSTELLA, Roselane Z. Movimentos para (não) dar aulas de Geografia e sim capacitar o aluno para diferentes leituras. In: CASTROGIOVANNI, Antonio C.; TONINI, Ivaine M.; KAERCHER, Nestor A. (orgs.). Movimentos no ensinar geografia. Porto Alegre: Imprensa Livre: Compasso Lugar-Cultura, 2013.

FREISLEBEN, Alcimar P. Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia. 152 f. Tese (Doutorado em Geografia) – : Porto Alegre, 2018.

HASLAM, Andrew. O livro e o designer II – Como criar e produzir livros. 2. ed. São Paulo: Edições Rosari, 2006.

KAERCHER, Nestor A. Se a Geografia escolar é um pastel de vento o gato come a Geografia Crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

LIMA, Gabriela R. C. P. O tesouro dos mapas: a cartografia dos livros didáticos de geografia do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado), Campinas: UNICAMP, 2007.

MARTINELLI, Marcello. Curso de Geografia Temática. São Paulo: Contexto, 1991.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia do livro didático: PNLD 2008, Brasília:Secretaria de Educação Básica, 2008.

THEVES, Denise W. Pelos labirintos da docência com os fios de Ariadne: Geografia e existência que (trans)formam a mim e meus alunos. Tese (Doutorado em Geografia), Instituto de Geociências, POSGEA, UFRGS: Porto Alegre, 2018.

TONINI, Ivaine M. Imagens nos livros didáticos de Geografia: seus ensinamentos, sua pedagogia. In: Mercator, Fortaleza, UFC, ano. 2, n. 4, 2003, p. 35-44.

________. Movimentando-se pela web 2.0 para ensinar Geografia. In: CASTROGIOVANNI, Antonio C.; KAERCHER, Nestor A.; TONINI, Ivaine M. Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Compasso Lugar-cultura/Imprensa Livre, 2013.

TONINI, Ivaine M.; GOULART, Lígia, B. Desafios para potencializar o Livro Didático de Geografia. In: TONINI, Ivaine M.(org.) [et al.]. O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina, 2017.

VEIGA-NETO, Alfredo. De internet, cibercultura e inteligências. Episteme. Porto Alegre, UFRGS, 1999, p. 1-6.

VLACH, Vânia; TONINI, Ivaine M.; SENE, Eustáquio de; SAMPAIO, Fernando dos S.; OLIVEIRA JR., Wenceslao M; MEDEIROS, Marlon C.; MARTINS, Dadá; FRANCISCHETT, Mafalda N.; CASTELLAR, Sonia M. V.; ALVES, Alvino. Questionários enviados por email. Francisco Beltrão/PR, mar./nov. 2015.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Freisleben, A. P. (2024). A função didático-pedagógica das fotografias nos livros didáticos de geografia na visão dos autores. Revista De Educação Da Unina, 4(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.181

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)