“Chega de pegar papéis na ventania”

Caminhos para a formação de professores

Autores

  • Priscila de Sousa UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.194

Palavras-chave:

Formação de professores, Proposta Curricular, Materialismo histórico-dialético

Resumo

O presente artigo apresenta uma possibilidade de reflexão a respeito das perspectivas da Educação Básica brasileira, no que tange à formação de professores e a construção de documentos norteadores do trabalho educativo, com base em uma experiência realizada em um município no litoral norte de Santa Catarina. O estudo parte da problemática que é considerar os professores como sujeitos alheios ao processo de elaboração de documentos orientadores que são, muitas vezes, construídos em gabinete por especialistas externos à rede educacional. Na contramão dessa realidade, o município em questão buscou um processo de formação mais profundo e colaborativo. Com base nesse processo, o artigo destaca a necessidade de um processo formativo que não seja separado da elaboração de documentos norteadores, defendendo a integração de teoria e prática. O fundamento teórico desse processo baseia-se no materialismo histórico-dialético, na Pedagogia histórico-crítica e na Psicologia histórico-cultural. O artigo enfatiza a importância de os professores se apropriarem do conhecimento sistematizado, não apenas para transmiti-lo aos alunos, mas, tal qual os indivíduos que estão formando, tornarem-se também, e efetivamente, sujeitos autônomos, conscientes e críticos, capazes de fazer escolhas pedagógicas fundamentadas. O processo descrito destaca-se por sua abordagem colaborativa, reflexiva e ancorada em princípios teórico-filosóficos sólidos, representando uma alternativa ao modelo tradicional de formação de professores no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC Acesso em: 17 de maio de 2022.

DUARTE, Newton. A individualidade para-si. Săo Paulo, Autores Associados, 1993.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2016.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da Psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARTINS, Lígia Marcia.; MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas: Autores Associados, 2015.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Atividade Orientadora de Ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, jan./abr. 2010

SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do território Catarinense. Florianópolis. 2019.

SAVIANI, DERMEVAL. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Autores Associados, 2021.

VYGOTSKY, L. Obras escogidas. Madri, M.E.C./Visor, 1991, 3 vols., vol.1: Incluye el significado histórico de la crisis de la psicologia.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Sousa, P. de. (2024). “Chega de pegar papéis na ventania”: Caminhos para a formação de professores. Revista De Educação Da Unina, 4(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.194