Freire e Charlot: da educação à relação com o saber

Autores

  • Carla Roberta Sasset Zanette Universidade de Caxias do Sul
  • Cleya Brígida Nunes

Palavras-chave:

Educação. Relação com o Saber. Humanização.

Resumo

O artigo analisa as categorias ontológicas e antropológicas de dois autores – Paulo Freire (1921-1997) e Bernard Charlot – explicitando as premissas de seus respectivos estudos e teorias e aproxima suas semiologias e proposições. Estudo bibliográfico-histórico, de natureza crítico-hermenêutica, que propõe aproximar os dois pensadores e integrar suas propostas educacionais na direção e considerar a escola, a mediação do professores e dinâmica da aprendizagem como dimensões da humanização e da produção social da existência humana, singular e coletiva. Explora conceitos dos dois autores como importantes elementos para a revitalização das práticas educacionais e escolares atuais.

Referências

CHARLOT, B. A mobilização no exercício da profissão docente. Revista Contemporânea de Educação. v.7, n.13, p.9-25, 2012. Disponível em: <http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/index.php/contemporanea/article/view/170/148>.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

CHARLOT, Bernard. Educação ou Barbárie. São Paulo: Editora Cortez, 2021.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Ver. E atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Sasset Zanette, C. R., & Nunes, C. B. . (2021). Freire e Charlot: da educação à relação com o saber. Revista De Educação Da Unina, 2(3). Recuperado de https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/72

Edição

Seção

Artigo