Metodologia da aula histórica

inovação no currículo e nas práticas pedagógicas

Autores

  • Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.12

Palavras-chave:

Educação histórica, Currículo, Aula Histórica

Resumo

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objeto de estudo o currículo da rede municipal de ensino de Curitiba (CURITIBA, 2016a) e o seu uso, na medida em que este adota como pressupostos teóricos e metodológicos o campo da Educação Histórica, mais especificamente, a concepção de aprendizagem na reconstrução da consciência histórica. Segundo Rüsen (2006) a aprendizagem histórica “é uma das dimensões e manifestações da consciência histórica”. Ademais, para esse autor o processo mental da consciência histórica pode ser descrito como “o significar da experiência do tempo interpretando o passado de modo a compreender o presente e antecipar o futuro” (RÜSEN, 2009). A partir desses preceitos a Profa. Dra. Maria Auxiliadora Schmidt, da Universidade Federal do Paraná, propõe a Aula Histórica. O conceito de Aula Histórica foi constituído a partir da matriz disciplinar da ciência da história na concepção ruseniana (RÜSEN, 2001). Nesse sentido, a matriz da Aula Histórica foi assumida, no referido currículo, como metodologia para a aprendizagem histórica. Quanto ao uso dessa metodologia podemos apontar que a Aula Histórica tem sido adotada por alguns professores em suas aulas. A fase atual da pesquisa consiste em analisar e categorizar os relatos das práticas desses docentes para poder inferir as maneiras que os mesmos têm se apropriado dessa metodologia.

Biografia do Autor

Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd

Doutora em Educação pela UFPR. Coordenadora do Curso de Licenciatura em História da Faculdade UNINA. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica – LAPEDUH UFPR. Ver https://ORCID.org/0000-0002-0327-9794 Email: rosi@unina.edu.br

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Ferrarini Gevaerd, R. T. (2020). Metodologia da aula histórica : inovação no currículo e nas práticas pedagógicas . Revista De Educação Da Unina, 1(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.12

Edição

Seção

Artigo