Fundamentos da filosofia teórico-crítica e potenciais referenciais para a produção de pesquisas científicas na área da educação

Autores

  • Reginaldo Arthus

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i2.157

Palavras-chave:

Filosofia, Pesquisa, Teoria Crítica, Educação

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de indicar algumas possíveis interpretações extraídas do campo da Filosofia Crítico-Dialética (Teoria Crítica), aplicáveis ao campo da elaboração e produção da Pesquisa Científica na área das Ciências Humanas. As compreensões iniciais crítico-filosóficas de Adorno e Horkheimer se estenderam, posteriormente, na proposta da “Teoria do Agir Comunicativo” de Habermas, como condição norteadora e capaz de indicar uma proposta de referência de trabalho metodológico com a Pesquisa Científica nas áreas das Ciências Humanas, em especial na área da Educação. Em dois percursos, de forma sintética, este artigo fornece três elementos para fundamentar uma pesquisa científica de base Crítico-Dialética.

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

Arthus, R. (2022). Fundamentos da filosofia teórico-crítica e potenciais referenciais para a produção de pesquisas científicas na área da educação. Revista De Educação Da Unina, 3(2). https://doi.org/10.51399/reunina.v3i2.157

Edição

Seção

Artigo