Da “Ordem” ao Caos: a falácia da educação atual frente à demanda de construção de novos paradigmas educacionais

Autores

  • Rosangela Alves da Silveira Unimontes
  • Ediléia Alves Mendes Souza Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i2.51

Palavras-chave:

Keywords: Education, Teacher training, Digital Education, Paradigms., Palavras-Chave: Educação, Formação de professores, Educação Digital, Paradigmas.

Resumo

RESUMO

            O artigo busca analisar a abrupta disruptura efetivada nas práticas de ensino e de aprendizagem costumeiramente consideradas na tradição pedagógica e formativa atual, em razão da pandemia da COVID 19. Destaca as causas e os impactos desta realidade e aponta as contradições e desafios para os professores formadores, para a pesquisa pedagógica e para a organização de novos paradigmas de educação e de ensino. Apresenta a potencialidade crítica da Pedagogia Histórico-Crítica para a radiografia do presente momento e para a possibilidade de sua superação.

ABSTRACT

            The article seeks to analyze the abrupt disruption effected in teaching and learning practices usually considered in the current pedagogical and training tradition, due to the pandemic of COVID 19. It highlights the causes and impacts of this reality and points out the contradictions and challenges for teacher educators , for pedagogical research and for the organization of new education and teaching paradigms. It presents the critical potential of Historical-Critical Pedagogy for the radiography of the present moment and for the possibility of overcoming it.

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Publicado

2021-05-06

Como Citar

Alves da Silveira, R., & Alves Mendes Souza, E. (2021). Da “Ordem” ao Caos: a falácia da educação atual frente à demanda de construção de novos paradigmas educacionais. Revista De Educação Da Unina, 2(2). https://doi.org/10.51399/reunina.v2i2.51

Edição

Seção

Artigo