Sobre os métodos de pesquisa na ciências da educação: passos teóricos iniciais e aproximações práticas preliminares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i4.93

Palavras-chave:

Educação., Pesquisa., Métodos., Epistemologia.

Resumo

Estudo descritivo e análise qualitativa das teorias e das práticas de pesquisas em Educação. Abordagem histórica, contextualização filosófica e explicitação epistemológica das principais características das teorias e das metodologias da investigação científica voltadas para a pesquisa sobre a Educação e sobre sua prática social. Didática da pesquisa em Educação, apresentação das etapas e dos passos da investigação científica em Educação. Explicitação das diferentes metodologias da pesquisa em Educação, seus fundamentos epistemológicos e seus condicionamentos políticos. Delimitação dos enfoques teóricos matriciais das abordagens hegemônicas em pesquisa nas Ciências da Educação, suas características e suas singulares disposições institucionais.

Biografia do Autor

César Nunes , UNICAMP

César Nunes é Livre-Docente em Educação, Professor Titular de Filosofia e Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, é Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas e Promoção dos Direitos Humanos

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

Nunes , C. (2021). Sobre os métodos de pesquisa na ciências da educação: passos teóricos iniciais e aproximações práticas preliminares. Revista De Educação Da Unina, 2(4). https://doi.org/10.51399/reunina.v2i4.93

Edição

Seção

Artigo