Sobre os métodos de pesquisa na ciências da educação: passos teóricos iniciais e aproximações práticas preliminares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i4.93

Palavras-chave:

Educação., Pesquisa., Métodos., Epistemologia.

Resumo

Estudo descritivo e análise qualitativa das teorias e das práticas de pesquisas em Educação. Abordagem histórica, contextualização filosófica e explicitação epistemológica das principais características das teorias e das metodologias da investigação científica voltadas para a pesquisa sobre a Educação e sobre sua prática social. Didática da pesquisa em Educação, apresentação das etapas e dos passos da investigação científica em Educação. Explicitação das diferentes metodologias da pesquisa em Educação, seus fundamentos epistemológicos e seus condicionamentos políticos. Delimitação dos enfoques teóricos matriciais das abordagens hegemônicas em pesquisa nas Ciências da Educação, suas características e suas singulares disposições institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Nunes , UNICAMP

César Nunes é Livre-Docente em Educação, Professor Titular de Filosofia e Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, é Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas e Promoção dos Direitos Humanos

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR: informação e documentação – trabalhos acadêmicos apresentação. Rio de Janeiro, 2019.

AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 1998.

BONETI, Lindomar Wessler. Panorama histórico dos Direitos Humanos no Mundo. In SILVEIRA, André; BONETI, Lindomar; SCHIO, Murillo; BLEY, Regina (Orgs.). Educação em Direitos Humanos: história, epistemologia e práticas pedagógicas. Ponta Grossa-PG: UEPG, 2019.

CHAVES-GAMBOA, M.; SANCHEZ GAMBOA, S. A. (Orgs.). Teorias e pesquisas em educação: os pós-modernismos. Maceió: EDUFAL, 2011.

DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

FALCINI, Mércia (org.) Aos Que virão Depois de Nós. Salto: Editora Fox Tablet, 2020.

FAZENDA, Ivani (Org) Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1998.

FEYERABEND, Paul. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa

educacional. IN: Metodologia da pesquisa educacional. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GEWANDSZNAJDER, Fernando. O que é o método científico. São Paulo: Pioneira, 1989.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1999.

HAVELOCK, Eric. Prefácio a Platão. Campinas: Papirus, 1996.

HOMERO. Ilíada. Tradução de Odorico Mendes. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

HESÍODO. O Trabalho e os Dias. Tradução de Mary de Camargo Neves Lafer. São Paulo: Iluminuras, 1991.

KERLINGER, Fred N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: EPU, 1980.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de

metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1993.

LOWY, M. Método dialético e teoria política. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

____________. Filosofia, ideologia e ciência social. São Paulo: Boitempo, 2008.

____________. O conceito de dialética em Lukács. São Paulo: Boitempo, 2013.

____________. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec,1993.

NUNES, Cesar A. Platão e a Dialética entre a Filosofia do Amor e o Amor à Filosofia. Campinas: Brasílica, 2017.

______________. Aprendendo Filosofia. Campinas: Editora Papirus, 33ª Ed., 2013.

NUNES, Cesar A & POLLI, José Renato (Orgs.) Educação, Humanização e Cidadania: fundamentos éticos e práticas políticas para uma pedagogia humanizadora. 2ª Edição, Campinas: Editora Brasília & Jundiaí: Editora In House, 2019.

NUNES, Cesar Augusto Ribeiro. Educação em Direitos Humanos no Brasil: Os fundamentos jus-filosóficos dominantes e as práticas jurídico-pedagógicas humanizadoras. Tese de Doutorado UNESA, Rio de janeiro, 2021.

NUNES, Cesar Augusto Ribeiro & POLLI, José Renato (Orgs.). Educação em Direitos Humanos: uma perspectiva crítica. Campinas: Editora Brasília & Jundiaí: Editora Fibra e Edições Brasil, 2019.

NUNES, Cesar Augusto Ribeiro & GOMES, Catarina. (Orgs.) Direitos Humanos, Educação e Democracia. Campinas: Editora Brasílica & Jundiaí: Editora In House, 2018.

OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de Metodologia científica. São Paulo: Pioneira, 1997.

OLIVEIRA, J. S. de. A paideia grega: a formação omnilateral em Platão e Aristóteles. 2015. Tese (Doutorado), Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, 2015.

RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia e Educação na Idade Média e na Modernidade. São Paulo: Loyola, 2021.

SANCHEZ GAMBOA, S. A. Epistemologia da pesquisa em educação. 1998.

Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 1998.

_____________. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.

_____________. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.

SANFELICE, J. L. Dialética e pesquisa em educação. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (orgs.). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, J. P. M. de. Epistemologia da educação física: análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP (1991-2008). 2011. 213 f. Tese (Doutorado em Educação).

Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2011.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1992.

TOYNBEE, Arnold. Helenismo: história de uma civilização. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Tradução de Ísis Borges Fonseca. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

Nunes , C. (2021). Sobre os métodos de pesquisa na ciências da educação: passos teóricos iniciais e aproximações práticas preliminares. Revista De Educação Da Unina, 2(4). https://doi.org/10.51399/reunina.v2i4.93

Edição

Seção

Artigo