Ensino Superior (1995-2018) – Das perdas e retrocessos para a retomada da perspectiva da Educação Humanizadora
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v3i3.173Keywords:
Educação Superior, Políticas Públicas, Pedagogia HumanizadoraAbstract
O artigo busca articular as mudanças ocorridas nas políticas públicas educacionais, principalmente nos últimos anos, com as significativas perdas e retrocessos no que diz respeito ao Ensino Superior. Ressalta a crítica ao contexto atual, no sentido de denunciar que a formação no ensino superior não seja somente pautada em uma formação técnica, mas que contemple uma visão de mundo e uma concepção de educação e de prática social emancipatória, de modo a fundamentar uma pedagogia humanizadora, que tenha os Direitos Humanos como a essência de suas ações e de seus planejamentos educacionais.Propõe que as universidades, bem como as demais Instituições de Ensino Superior, tomem como uma de suas premissas, o compromisso com a formação de um cidadão crítico e autônomo, principalmente em períodos de crise estrutural, como em que vivemos/testemunhamos o endurecimento das relações humanas alimentado por um contexto de intolerância e de desigualdades, desencadeando-se uma perversa exclusão social.
Downloads
References
AGUILAR, Luís Enrique; FRANÇA, Eliacir Neves. A mudança de Governo no Brasil e os efeitos nas políticas de educação superior: uma análise preliminar, 2018.
Declaração Universal dos Direitos humanos de 1948 – Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.oas.org/dil/port/1948%20Declara%C3%A7%C3%A3o%20Universal%20dos%20Direitos%20Humanos.pdf
DIAS SOBRINHO, José. Dilemas da educação superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? São Paulo: Caso do Psicólogo, 2010.
KISHTAINY, Niall. Uma breve história da economia. Porto Alegre: LPM, 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Heccus Editora, 2018.
NUNES, César. Apontamentos para a produção social de uma filosofia e de uma pedagogia dos Direitos Humanos na educação brasileira. In: NUNES, Cesar Augusto.
R.; POLLI, José Renato. Educação em Direitos Humanos. Campinas: Editora Brasílica, 2019. p. 75-88.
NUNES, César. A Educação como Direito e a Pedagogia Humanizadora: algumas aproximações teóricas e outras viáveis práticas sociais e pedagógicas emancipatórias. Revista De Educação Da Unina, 1(1), 2020a. Disponível em: <https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.5>. Acesso em: 30 jul. 2021.
NUNES, César. O Direito à Educação e a Educação como Direito: passos e descompassos da política educacional brasileira no limiar do terceiro milênio. In: NUNES, Cesar; POLLI, José Renato. Educação, humanização e cidadania: fundamentos éticos e práticas políticas para uma pedagogia humanizadora. 2ª ed. Jundiaí, SP: Ed. In House; Editora Brasílica, 2020b. p. 29-66.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana. Políticas Públicas e Educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2011. p. 71-89.
RODRIGUES FILHO, J. A; AGUILAR, L. E. Políticas de Inclusão e Políticas de Expansão no Ensino Superior Brasileiro: Mudanças no escopo e no curso de ação das políticas para o ensino superior brasileiro desde 1990 até 2011, 2018.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6 ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2021. (Coleção memória da educação)
SILVA, Paulo Daniel. Direitos Humanos, Educação X Neoliberalismo: a contradição em processo. In: NUNES, Cesar Augusto. R.; POLLI, José Renato. Educação em Direitos Humanos. Campinas: Editora Brasílica, 2019. p. 425-430.
TAGLIAVINI, João Virgílio. A direita e o rápido desmanche do direito a educação no Brasil. In: NUNES, Cesar Augusto. R.; POLLI, José Renato. Educação em Direitos Humanos. Campinas: Editora Brasílica, 2019. p. 127-137.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.