A Formação econômica e social do Norte do Paraná e a expansão da educação

marcos históricos, determinações legais, registros e referenciais

Autores

  • Adálcia Canêdo da Silva Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.11

Palavras-chave:

História, História da Educação, Normal regional, História das instituições escolares

Resumo

Esse texto é uma parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina: Marcos Possíveis para Reconstituir A História da Instituição Escolar Julia de Souza Wanderley: A Primeira Escola de Formação de Professores de Cornélio Procópio-Pr. (1953-1967). Toma como base de investigação, em primeiro lugar, as recentes fontes bibliográficas que materializaram a História do Paraná e do seu Norte Pioneiro, o movimento da História Nacional nos movimentos e ideias emergentes no transcorrer do século XX. Este estudo apresenta como possíveis resultantes uma indicação de potencial sistematização documental e uma emergente interpretação sócio-histórica referencial da realidade da história da Educação no Brasil e no Paraná em que se constituíram a ocupação econômica e a formação social do Norte Pioneiro do Paraná.

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Biografia do Autor

Adálcia Canêdo da Silva Nogueira

Mestre em Educação pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) Doutora em Educação pela UNICAMP, Professora da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná). Email: adalciacanedo@uenp.edu.br

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Canêdo da Silva Nogueira, A. (2020). A Formação econômica e social do Norte do Paraná e a expansão da educação: marcos históricos, determinações legais, registros e referenciais . Revista De Educação Da Unina, 1(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.11

Edição

Seção

Artigo