Curadoria

novo conceito para a práxis docente?

Authors

  • Luis Gabriel Venancio Sousa

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.205

Keywords:

Curadoria, Práxis Docente, Análise Dialógica de Discurso

Abstract

A práxis do professor têm sido alterada constantemente. Atualmente, a BNCC (2017) classifica o docente como um curador, além de trabalhos recentes (VENANCIO SOUSA, 2021; ARAÚJO, 2019) já discutirem o que é de fato essa nova forma de trabalho. Este trabalho busca analisar discursos de licenciandos de um curso de Letras Português, de uma Universidade Tecnológica Federal do Sul do Brasil, a respeito de um possível conceito para curadoria no campo educacional. No tocante ao embasamento teóricometodológico, a pesquisa tem como ancoragem a Análise Dialógica de Discurso (ADD), a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2015[1975], 2018[1963], 2016[1979], 2018[1975]; VOLÓCHINOV, 2018[1929], 2019[1930]) tomando como baliza conceitos como: linguagem, dialogismo, ideologia, enunciado e discurso. Para analisar as concepções dos licenciandos a respeito de curadoria, busca-se, também, aporte em estudos da Linguística Aplicada (KLEIMAN, 2006; LEFFA, 2006; ARAÚJO, 2019, dentre outros) e Tecnologias da Educação (DESCHAINE E SHARMA, 2015). Como resultados obtidos, foram observadas regularidades discursivas acerca do conceito de curadoria, relacionando-a ao contexto educacional, de modo a pensar essa prática como uma inovação à práxis docente, mas cabe salientar que houve enunciados que problematizaram a curadoria como uma prática já existente no fazer do professor. Nesse sentido, a curadoria foi discursivizada como: a) um processo de mediação; b) uma prática na/da educação a distância; c) um método ligado ao espaço da cultura digital; d) uma prática comparada à elaboração didática.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AMARAL, A. Curadoria de informação e conteúdo na web: uma abordagem cultural. In: SAAD, E. N. Curadoria digital e o campo da comunicação. São Paulo: ECA/USP, 2012. p. 40-50. Disponível em: http://grupo-ecausp. com/novoebook-curadoria-digital-e-o-campo-dacomunicacao/. Acesso em: 03 maio 2019.

ARAÚJO, N. M. S. Curadoria Digital: o importante papel do professor como curador de recursos educacionais digitais. In: FINARDI, K.; TÍLIO, R.; BORGES, V.; DALLAGNELO, A.; RAMOS FILHOS, E. (org.) Transitando n(a) linguística aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2019, p. 211-239.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, pósfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016[1979].

BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018[1963].

BAKHTIN, M. Teoria do Romance I: A estilística. Tradução, prefácio notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015[1975].

BAKHTIN, M. Teoria do Romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

BHARGAVA, R. The 5 Models of Content Curation. 2011. Disponível em: https:// www.rohitbhargava.com/2011/03/the-5-models-of-content-curation.html. Acesso em: 17 out. 2019.

DESCHAINE, M. E.; SHARMA, S. A. The Five Cs of Digital Curation: Supporting TwentyFirst-Century Teaching and Learning. InSight: A Journal of Scholarly Teaching, Parkville, Missouri, USA, v. 10, p. 19-24, 2015. GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

Published

2024-03-07

How to Cite

Sousa, L. G. V. (2024). Curadoria: novo conceito para a práxis docente?. Revista De Educação E Ensino Da Faculdade Unina, 4(1). https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.205